Convênio entre Sebrae e BB foi assinado nesta segunda-feira, 25/11.
Foto: Yago Modesto

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, acompanhou na manhã desta segunda-feira, 25, por videoconferência no Sebrae Lab, a assinatura do acordo de cooperação técnica entre Sebrae e Banco do Brasil para beneficiar os pequenos negócios que aconteceu em Brasília.

A parceria busca contribuir para a geração de negócios sustentáveis para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), além de melhorar a qualificação do empreendedor para obtenção de crédito e apoiar a expansão da Empresa Simples de Crédito, que já somam mais de 400 negócios no país.

O superintendente Moisés Gomes tem a expectativa de que esse convênio contribua ainda mais para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil, em especial ao Tocantins. “A cooperação permitirá que os donos de pequenos negócios recebam, por exemplo, uma qualificação em educação financeira capacitada para ampliar o acesso a serviços e soluções bancárias”, afirmou o superintendente.

Além do superintendente, participaram da videoconferência o gerente de articulação e competividade do Sebrae/TO, Wolney Nóbrega, o coordenador estadual de acesso aos serviços financeiros, Francisco Ramos e o gerente de Pessoa Jurídica do BB, Sidney Cabral.

Sobre a Cooperação

No acordo, o Banco do Brasil será a principal plataforma para as Empresas Simples de Crédito (ESC), que é um dos meios para os pequenos negócios obterem empréstimos a baixo custo e sem burocracia.

O banco vai oferecer assistência creditícia, privilegiando os clientes qualificados pelo Sebrae com melhores taxas, tarifas de serviço diferenciadas e Cartão do Empreendedor. Especialistas das duas instituições farão orientação conjunta e uma troca de experiências para melhor atender aos donos de pequenos negócios.

O acordo também prevê o compartilhamento de inteligência de dados para oferta de benefícios do Banco do Brasil aos clientes do Sebrae e disponibilização de atendimento do Sebrae (cursos, consultorias, palestras etc.) para clientes do banco. As duas instituições promoverão ainda a educação financeira dos empresários assistidos e haverá intercâmbio de soluções educacionais para seus colaboradores.

Sobre o ESC

Empresa Simples de Crédito ou ESC é um novo tipo de negócio que visa realizar operações de empréstimos e financiamentos exclusivamente para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, utilizando-se exclusivamente de capital próprio.

A ESC tem como objeto social, a realização de operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito, exclusivamente com recursos próprios, tendo como contrapartes microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Lei do Simples Nacional).