
Moradores relataram que encontraram coletores de testes semelhantes aos de covid-19, não utilizados, largados em lixo no meio da rua em Araguaína. Eles tiraram fotos, gravaram vídeos e divulgaram nas redes sociais neste domingo, 5. A prefeitura informou que não utiliza o mesmo modelo de kits e que os materiais estão vencidos.
Os coletores, modelo swab, foram encontrados por moradores no Setor Brejão, próximo à antiga garagem da Viação Lontra, segundo relatos. Há informações também de que outros testes foram encontrados no lixo no Setor Jardim Europa.
-Olha aí, teste de covid jogado aqui. Não foi só meu pai que achou não. Outros vizinhos acharam também. Aí depois falam que não estão fazendo exames no pessoal porque não tem. Não sei que jogou fora, mas desde ontem [domingo] está aqui no meio da rua. Relata a autora do vídeo, acrescentando.
-Agora é saber quem jogou, pois não apareceu do nada isso aqui. E esse aqui foi o que eu fiz, o swab. Diz a moradora, que mostra ao menos 9 unidades de testes. Segundo outro morador, os testes estavam no lixo desde o sábado (4) e foram encontrados em três bairros de Araguaína; Jardim Europa, Brejão e Ipês. E nesta segunda-feira (6) a Vigilância Sanitária fez o recolhimento.
Nota da prefeitura
A Prefeitura de Araguaína informa que investigará sobre a origem dos swabs que foram descartados e já registrou um Boletim de Ocorrência sobre o caso. Destaca ainda que o kit de material encontrado é diferente do usado pelo Município, que compra individualmente os itens do kit e envia para montagem no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).
Ocorrência
Dois servidores da prefeitura de Araguaína registraram Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão. Reforçaram que os kits não são do modelo utilizado pela prefeitura, seja para covid-19 ou outros testes.
O material encontrado pertence a um lote fabricado em 2018, cuja data de validade já expirou. Todo o material encontrado, segundo o B. O, já havia sido levado para o aterro sanitário.
Errata
O AN errou na primeira matéria sobre o assunto ao atribuir o material encontrado em lixo de Araguaína como testes de covid-19. Trata-se de coletor, do modelo swab, semelhante ao utilizado para coletar amostra de teste para coronavírus.
Diante disso, o link da matéria foi retirado do Facebook devido a impossibilidade de corrigi-lo. A matéria foi atualizada, com a devida correção da informação e postada novamente. Pedimos nossas sinceras desculpas pelo equívoco.