Teste tem caráter classificatório e resultado deve ser divulgado no dia 27 deste mês.
Foto: Seciju/Gov.TO

Com intuito proporcionar bom condicionamento físico aos servidores do Sistema Penitenciário e Prisional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e Escola Superior de Gestão do Sistema Penitenciário e Prisional, realizou neste domingo, 22, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, mais uma edição do Teste de Aptidão Física do Sistema Penitenciário (TAF).

Participaram do teste 40 servidores de cargos efetivos do Sistema Penitenciário e Prisional com intuito de serem selecionados para atuação na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e em cursos operacionais ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), além de cursos em outros estados e/ou outras forças de segurança atuantes no Tocantins.

Os servidores participaram de provas como a flexão de braços, somente para os candidatos do sexo masculino; isometria na barra fixa, somente para os candidatos do sexo feminino; abdominal; flexão de braço; corrida; apneia estática e apneia dinâmica.

Um dos responsáveis pela realização do TAF, o agente de execução penal, Felipe Reis, explicou que o teste foi elaborado com intuito de manter o condicionamento físico dos servidores adequado para as atividades do sistema. “Nós entendemos que a qualidade de vida é um fator importante para o bom desempenho das atividades dos servidores. Portanto, estamos sempre buscando realizar atividades que despertem essa visão nos agentes de execução penal. O TAF é uma dessas estratégias para que possamos ir contra as péssimas estatísticas de adoecimento físico e mental e ausência de bem-estar dos servidores da área penal”, ressaltou.

Resultados

O Teste de Aptidão física do Sistema Penitenciário tem caráter classificatório e o resultado final será por região operacional e a participação nos cursos seguirá ordem cronológica das regiões, conforme o mapa das Regiões Operacionais no Sistema Penitenciário do Tocantins.

Conforme o edital, os resultados preliminares foram encaminhados aos participantes ainda no dia de realização das provas, esses têm até às 18 horas desta segunda-feira, 23, para entrarem com recursos. Já o resultado final será divulgado, na sexta-feira, 27, e o ranking elaborado a partir desses resultados começa a valer a partir do dia 1º de outubro, para participação em cursos operacionais.