O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade) disse que destinou R$ 17,5 milhões em emenda parlamentar para implantação da Guarda Municipal e do projeto de videomoniotaramento em Araguaína. Em entrevista ao AN nesta sexta-feira (1º), o parlamentar destacou a relevância social dos projetos contemplados com recursos federais.
Antes de se eleger deputado, Tiago Dimas foi presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína. Na época, ele percorreu várias regiões do país em busca do modelo mais adequado para o videomonitoramento e, juntamente com a equipe, elaborou o projeto.
—Vai ser um recurso para investimento. São R$ 17, 5 milhões para aplicar tanto na construção da sede [da Guarda Municipal], quanto na aquisição de armamento, de viaturas, mobiliário. Tudo que for possível. (...) Queremos tornar realidade uma central de videomonitoramento. Explicou Tiago Dimas.
De acordo com o projeto, está previsto a instalação de 83 pontos de câmeras em diversos locais de Araguaína, como no centro e nas saídas da cidade. As imagens serão exibidas em tempo real na central de monitoramento na sede da Guarda Municipal e ainda serão compartilhadas com as polícias Militar e Civil.
—São câmeras com diversas funcionalidades, como por exemplo, leituras de placa (de veículos), reconhecimento facial. Tem câmeras que precisam ter um ponto com microfone para [gravar áudio] . (...) Câmeras fixais, móveis. Tudo isso foi muito bem delimitado (...) no projeto Araguaína Conectada, que ajudei a desenvolver. Detalhou o parlamentar.
A sede da Guarda Municipal será construída no antigo Tiro de Guerra de Araguaína, localizado no Setor Tecnorte. Já os detalhes do Concurso, com 40 vagas, da Guarda Municipal bem como a sede do órgão serão apresentados nesta segunda-feira (4) pelo prefeito Ronaldo Dimas.