Notícias

TJTO publica resultado preliminar da prova de sentença do concurso para juiz substituto

Resultado provisório da prova prática de sentença foi divulgado após sessão pública conduzida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins.

Sessão pública no TJTO marcou a identificação das provas discursivas do concurso para juiz substituto.
Foto: Cecom/TJTO

Após sessão pública de identificação da prova escrita discursiva de prática de sentença, realizada nesta terça-feira (27/1), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, determinou a publicação da lista com o resultado provisório no Diário da Justiça e no site Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.

A presidente do TJTO e o presidente da Comissão do Concurso para Juiz Substituto do Tribunal, desembargador Eurípedes Lamounier, participaram da sessão pública, que foi transmitida ao vivo pelo Canal do Tribunal o YouTube. Também estavam presentes os desembargadores Adolfo Amaro e Angela Isa Haonat; o diretor-geral do TJTO, Francisco Cardoso; o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Tocantins (OAB-TO), advogada Priscila Madruga; o servidor José Ribamar, secretário da comissão do concurso; e a representante da Fundação Getulio Vargas (FGV), Caroline Santana Pires.

O procedimento assegura a observância dos princípios da transparência, da publicidade e da segurança jurídica, que orientam todas as fases do certame.

Sessão pública no Tribunal de Justiça do Tocantins garantiu transparência na divulgação do resultado preliminar da prova discursiva.

Durante a sessão, a Fundação Getulio Vargas, banca organizadora do concurso, realizou o procedimento com a divulgação das notas individualizadas por candidato. Encerrada essa fase, será aberto o prazo para interposição de recursos, com término previsto para março, conforme o cronograma estabelecido em edital.

Próximas fases

Após a sessão pública de identificação da Prova Prática de Sentença, os candidatos aprovados avançam para as demais etapas previstas em edital.

A terceira etapa (eliminatória) será composta de sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; e exame psicotécnico.

Já a quarta fase (eliminatória e classificatória) compreende uma prova oral e a quinta (classificatória) avaliação de títulos.

Cada etapa foi estruturada para avaliar, de forma técnica e criteriosa, o domínio do conhecimento jurídico, bem como a aptidão ética, psicológica e funcional dos futuros magistrados.

O concurso público oferece sete vagas imediatas para o cargo de juiz substituto, além da formação de cadastro de reserva para eventuais vagas que possam surgir durante o período de validade do certame, fixado em dois anos. O cargo conta com subsídio inicial de R$ 32.350,30, conforme previsto em edital.