Paloma é campeã brasileira de heptatlo sub-20 e foi descoberta nos Jogos Estudantis do Tocantins

A jovem tocantinense Paloma Dias Cardoso está entre os 45 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Descoberta nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), ela irá representar o país no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, que acontece nos dias 15 e 16 de junho, na cidade de Cáli, na Colômbia.

Paloma vai disputar na modalidade heptatlo, que é composta por sete provas: corrida de 100m com barreiras, arremesso de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200m e 800m.

O convite para defender o Brasil foi recebido por Paloma depois de conquistar o título de campeã nacional no heptatlo sub-20, no Brasileiro Caixa Sub-20, disputado no início do junho, em Bragança Paulista (SP). Com a marca de 4.892 pontos, a atleta assume a liderança do ranking Brasileiro e Sul-Americano.

Trajetória

Paloma é natural da pequena cidade de Novo Jardim, na região sudeste do Estado. A trajetória da atleta teve início em 2014, quando ela era aluna da Escola Estadual de Novo Jardim. Ao perceber o talento da jovem, o então professor de educação física, Rogério Borges dos Santos, a convidou para disputar os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).

Foi então que o talento de Paloma no atletismo começou a ser revelado. Em 2015, a atleta foi campeã nas fases regional e estadual dos Jets, além de ter representado o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, em Maringá-PR.

Durante a estreia nacional, o excelente desempenho nas provas rendeu a Paloma um convite para integrar a equipe do Centro Regional de Atletismo de Lavras-MG, onde treinou até 2017. Em 2018, a visibilidade da tocantinense a levou para o clube Esperia da capital paulista, seu atual local de treinamento.

"Comecei jogando futsal. Era o meu sonho jogar profissionalmente, mas quando o professor Rogério me convidou para competir no atletismo, já me identifiquei de cara. No primeiro ano, fui campeã nos Jets e fui competir pelo Tocantins em Maringá. De lá para cá, pelo meu potencial, fui convidada para integrar a equipe de Minas e agora treino em São Paulo", relata Paloma.

Além da dedicação intensa aos treinos, Paloma divide a rotina com os estudos. Ela está cursando o primeiro período do curso de Educação Física na Universidade Paulista em SP, visando se especializar cada vez mais na área que descobriu ser sua paixão. "Sempre quis conciliar o esporte e os estudos", revela.

Sobre a expectativa para a sua estreia na delegação brasileira, a jovem se mostra confiante. "Apesar de ser a campeã brasileira de heptatlo, não vai ser fácil, afinal são sete provas. Mas eu sempre acreditei nesse sonho, no meu potencial, e agora estou confiante em ter um bom resultado", conta.

O professor Rogério, que foi o primeiro a reconhecer o talento de Paloma, ressalta a relevância dos Jogos Estudantis do Tocantins para revelar potenciais atletas entre os estudantes.

"Os Jets são muito importantes para os alunos na vida esportiva, na formação educacional e social. Através dos Jogos Estudantis, e dessa base trabalhada pelas escolas, os alunos passam a conhecer as excelentes possibilidades do esporte. Como professor, fico grato em ver uma ex-aluna ser campeã estadual e em apenas quatro anos se tornar a líder do ranking Sul-americano de heptatlo, prova na qual o Tocantins ainda não tinha histórico", relata.

As competições do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão transmitidas ao vivo na página do facebook daConfederação Brasileira de Atletismo.