
O Tocantins começou 2021 com o pé direito no balanço de registro empresarial. Em janeiro de 2020, quando ainda o mundo não enfrentava uma pandemia, o Estado teve 1.735 empresas abertas. Já neste ano, mesmo com todas as dificuldades impostas pela Covid-19, houve um aumento, foram 2.432 aberturas empresariais. Foram 697 novos registros em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados divulgados pela Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) mostram que as medidas do Governo do Tocantins para proteger a economia dos impactos causados pela pandemia causada pelo novo Coronavírus estão gerando resultados. O balanço positivo do primeiro mês deste ano segue a tendência de melhora registrada no ano anterior. Em 2020, menos empresas foram fechadas em comparação ao ano de 2019.
De acordo com a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, as perspectivas para 2021 são animadoras. “O governador Mauro Carlesse não hesitou em tomar as medidas necessárias para combater a propagação da Covid-19 e proteger o desenvolvimento econômico do Estado. Isso está fazendo a diferença neste momento. Contra números não há argumentos. O Tocantins consegue atravessar muito bem este momento de dificuldade mundial e novas oportunidades estão sendo geradas para empreendedores”, afirma a presidente.
Principais atividades econômicas
Em janeiro, as cinco atividades econômicas que mais registraram aumento de novas empresas foram, na ordem: comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; promoção de vendas; minimercados, mercearias e armazéns; comércio varejista de bebidas; e cabeleireiros, manicure e pedicure.
Ranking das cidades
As cinco cidades que mais registraram novas empresas foram:
- Palmas —815 empresas;
- Araguaína — 322;
- Gurupi —152;
- Porto Nacional — 120;
- Paraíso do Tocantins — 104 empresas.