O Tocantins amplia, a partir de 26 de outubro, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza para toda a população não vacinada, a partir dos 06 meses de idade, e prorroga a ação enquanto tiver estoque. Anteriormente, o imunizante contra a gripe estava disponível apenas aos grupos prioritários.
A mudança é devido ao baixo índice de cobertura vacinal e alto estoque de vacinas Influenza Trivalente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Atualmente são 214.540 doses disponíveis, além do estoque nos 139 municípios tocantinenses.
Até a quinta-feira, 24, o Estado do Tocantins alcançou apenas 30,17% de vacinação nos grupos prioritários, sendo no total: 31,31%; gestantes, 25,69%; puérperas, 33,44%; indígenas aldeados, 54,57% e idosos, 27,95%.
A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, falou sobre a importância da vacinação para a população. “Nós reforçamos a vacinação contra a influenza, considerando que é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população em geral, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco".
Informações aos municípios
As ações de vacinação contra a Influenza devem continuar sendo realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS) do Tocantins, priorizando ainda os grupos elencados na campanha, para alcance da meta de cobertura vacinal.
Os municípios com baixo percentual de estoque de vacina podem solicitar mais doses à CEADI/SES-TO, através do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES).
Os registros das doses aplicadas na campanha de vacinação contra a influenza na região norte em 2024, devem ser preenchidos no novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), no banner específico para a campanha contra Influenza, por grupo prioritário e população em geral acima de 6 meses de idade, no seguinte site: https://si-pni.saude.gov.br/#/login