Política

Tocantins apresenta ecossistema de inovação e busca investimentos no Startup Summit 2025

Comitiva do estado apresenta oportunidades de investimento e fortalece o ecossistema de inovação tocantinense durante evento em Florianópolis

Tocantins é o único estado, além de SC, com estande na Startup Summit 2025
Foto: Adenauer Cunha/Governo do Tocantins
O Tocantins participa do Startup Summit 2025, um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo do país, que ocorre de 27 a 29 de agosto em Florianópolis (SC). A comitiva do estado, formada por mais de 30 representantes do setor público, produtivo e acadêmico, é a única, além de Santa Catarina, a contar com estande próprio, evidenciando a força do ecossistema de inovação tocantinense.
 
A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) embarcou com seis integrantes com a missão de divulgar o potencial do setor no estado, considerado um dos pilares do Programa de Inovação e Crescimento Sustentável (PICS) e determinação do governador Wanderlei Barbosa.

"O Tocantins tem investido no fortalecimento do ecossistema de inovação, e nossa participação no Startup Summit demonstra o potencial do estado em gerar oportunidades de negócios e atrair investimentos. Queremos mostrar que temos um ambiente favorável à inovação e à colaboração entre setor público, academia e iniciativa privada", reforça o secretário Carlos Humberto Lima. .

Painel
 
O painel "Tocantins Conectado: Construindo um Ecossistema de Inovação Colaborativo" foi realizado na quarta-feira, 27, e reuniu representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa Tocantins (FAPT), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Sebrae.
 
Geanny Pinheiro, gerente de Desenvolvimento da Exportação da Sics e mediadora do painel, destacou a relevância do momento. "Foi um momento muito importante para apresentarmos as potencialidades e oportunidades do Tocantins e como nós estamos organizados como ecossistema de inovação. Estávamos ali com a Fundação de Amparo à Pesquisa, com a universidade federal e com o Sebrae, representando o setor produtivo. Nossa missão era mostrar a responsabilidade de cada um e que estamos conectados para trazer um ambiente propício ao investimento em novos negócios e à inovação. As empresas ligadas a tecnologia e inovação vão encontrar oportunidades estratégicas no Tocantins e quem perceber isso primeiro terá vantagem no mercado nacional e internacional", afirmou.
 
O empreendedor Bruno Bicca também comentou a presença do estado no evento. "O Tocantins é um estado novo com muitas oportunidades para se explorar. A presença do Tocantins no evento quebra barreiras e nos aproxima", disse.
 
Comitiva
 
Além da Sics, participam representantes da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e empresários que integram a missão organizada pelo Sebrae.
 
Startup Summit
 
O Startup Summit 2025, organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), reúne mais de 200 palestrantes, 20 trilhas de conteúdo e mil startups selecionadas, consolidando-se como um dos maiores eventos de inovação do país. Com 150 empresas expositoras, rodadas de negócios e delegações de 20 países, Florianópolis reforça sua relevância internacional no setor, que responde por 25% do PIB local e reúne mais de seis mil empresas.
 
No primeiro dia de evento os servidores atenderam dezenas de curiosos por conhecer mais o Tocantins      Foto: Adenauer Cunha/Governo do Tocantins
 
 
 
Depois da conversa com os técnicos, Bicca vislumbrou possibilidades de investimentos no Tocantins   Foto: Adenauer Cunha/Governo do Tocantins