Boletim de acompanhamento da COVID-19
Foto: Divulgação

Uma nova confirmação para Covid-19 foi detectada nos exames realizados hoje pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

O paciente que entra para a relação de casos confirmados, reside em Palmas, tem 37 anos e esteve em São Paulo, onde manteve contato com estrangeiros. Com mais este diagnóstico positivo para Covid-19, o Tocantins contabiliza 8 casos confirmados, todos na Capital.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece ainda que dos oito pacientes confirmados, há duas internações, ambas em hospital da rede privada. No entanto, é importante salientar que a rede pública está preparada para a condução de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, sendo o Hospital Geral de Palmas (HGP) o hospital de referência pelo Ministério da Saúde para atendimento de casos que apresentem sintomas moderados a graves.

Já o Boletim Covid-19 divulgado nesta quinta-feira (26) aponta que surgiu 25 novos caos suspeito em Araguaína,  E, na soma total, chegou a 39 suspeitas,  mas 14 foram descartados e não há  nenhum caso confirmado. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que as medidas de isolamento social são determinantes para conter o avanço do novo coronavírus.

Casos suspeitos

O RedCap é o sistema que o Ministério da Saúde utiliza para notificação de casos relacionados ao novo coronavírus. Neste sistema, há a triagem dos casos que são notificados pelas prefeituras para verificação dos critérios de inclusão de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19.

Embora a plataforma de acompanhamento seja atualizada com a quantidade de casos, o detalhamento dos dados é acessado somente neste sistema que tem apresentado a instabilidade relatada nos últimos boletins. O Ministério da Saúde informou a área técnica que está atualmente em estágio de migração de plataforma para resolução da instabilidade apresentada nos últimos dias.