Produções de nove alunos da rede estadual de ensino foram classificadas na fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, edição 2014. Ao todo, 14 estudantes do estado seguem na competição que envolve professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Nessa edição, participam da olimpíada 722 escolas de todo o país. Foram inscritos 1.698 professores que, juntos com seus alunos, produziram 2.773 textos, distribuídos em quatro categorias, sendo crônica, memórias literárias, artigo de opinião e poema.

Veja lista dos selecionados (aqui)

As categorias foram definidas por série, sendo Poema para alunos do 5º e 6º anos; Memórias, para os estudantes do 7º e 8º; Crônica, 9º ano e 1ª série do ensino médio; e Artigo de Opinião, para quem está cursando as duas últimas séries do ensino médio.

No Tocantins, estudantes de 553 escolas produziram 1.675 textos com o apoio de 983 professores inscritos. A escolha dos melhores trabalhos foi feita no último dia primeiro de outubro, por uma comissão julgadora composta por servidores da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), representante do Ministério da Educação e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cempec).

A técnica pedagógica da Seduc, Mariana da Silva Neta, fez parte do grupo de seleção e avaliou positivamente os textos dos estudantes. “Li 181 produções e percebemos que eles pesquisaram e buscaram sobre suas origens e se expressaram bem”, frisou, ressaltando que os alunos e professores selecionados participarão de seminários sobre produção textual.

A próxima etapa do concurso será a avaliação da Comissão Julgadora Regional, no dia 28. Em seguida, haverá a avaliação da Comissão Julgadora Nacional e os vencedores da etapa final serão premiados no dia primeiro de dezembro.

Premiação

Os alunos e professores classificados na etapa estadual receberão certificados de participação e livros. Já os classificados na etapa regional receberão medalha e tablet; e os finalistas serão premiados com medalha, notebook e impressora. A escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor de mídia, um telão para projeção e livros.

A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cempec e parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Canal Futura.