Atualmente, o SUS do Tocantins possui 401 leitos para tratamento da Covid-19, dos quais 143 são de UTI.
Foto: Esequias Araújo

Estruturar a rede de saúde pública, de forma a oportunizar leitos para o tratamento adequado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos pela Covid-19, tem sido prioridade para o Governo do Tocantins desde o início da pandemia. A medida de enfrentamento foi destaque nesse domingo, 13, na Coluna Painel do Jornal Folha de São Paulo, que, com base no Relatório Situacional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), colocou o Tocantins entre os oito estados que mais dobraram os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme a SES, em 10 de abril, a rede possuía 163 leitos Covid-19; número que saltou para 401 em 10 de setembro, como aponta o relatório situacional disponível no site da Saúde.

Vale destacar que, desse total de 401 leitos, 143 são de UTI Covid-19 (sendo 137 adultos e 6 pediátricos) e 237 são clínicos (218 adultos e 19 pediátricos); a rede conta ainda com a retaguarda de mais 21 leitos de estabilização.

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ressalta que, no que diz respeito a investimentos na rede para proporcionar atendimento e tratamento adequados aos tocantinenses, a Gestão Estadual não tem se furtado. “Em uma pandemia sem precedentes como essa que estamos enfrentando, não só o Tocantins, mas o Brasil e o mundo, nós definitivamente não podemos cruzar os braços e não fazer nada. Pelo contrário, houve a necessidade de ampliar os leitos de UTI e assim o fizemos, elegendo cidades como polo, ampliando também os leitos clínicos nos hospitais regionais, fortalecendo a rede para que qualquer cidadão que tenha seu estado agravado possa de imediato receber todo atendimento necessário”, destaca.

Relatório Situacional

Ainda conforme o Relatório Situacional, desde o início do registro de casos de Covid-19 no Tocantins até o dia 10 de setembro, ocorreram 1.631 internações de pacientes confirmados positivos em unidades hospitalares sob gestão estadual. Sendo 1.327 (81%) internações em leitos clínicos e 304 (19%) em UTI. Neste período, também ocorreram 487 internações em outras unidades, privadas e públicas, que possuem leitos ofertados pelo SUS em modalidade de contratualização com o Estado, sendo 192 em leitos clínicos e 295 em UTI.

Ao somar as internações ocorridas em unidades hospitalares sob Gestão Estadual com as dos hospitais que possuem leitos ofertados ao SUS, temos um total de 2.118 internações SUS, sendo que 1.519 (72%) foram em leitos clínicos e 599 (28%) em leitos de UTI. Desse total de 2.118 internações SUS, 1.141 pessoas tiveram alta por melhora no quadro de saúde e 563 não resistiram à doença.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES nesta segunda-feira, 14, que traz um panorama completo com a inclusão dos leitos da rede hospitalar privada, até o momento, o Tocantins soma 60.035 casos confirmados de Covid-19, dos quais 41.809 já se recuperaram, 17.413 ainda estão ativos e 813 evoluíram a óbito. Do total de ativos, apenas 285 encontram-se hospitalizados (211 na rede pública e 74 na rede privada).

“Mesmo com os investimentos que estamos fazendo, fortalecendo a rede de atendimento, seja ampliando leitos, investindo em equipamentos de proteção para os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, ou ainda ajudando de perto os prefeitos nesse enfrentamento é fundamental que cada um faça a sua parte. Se puder fique em casa, mas se tiver que sair, tome todos os cuidados de higiene e proteção necessários, para não colocar sua vida e a dos seus entes em risco”, conclui o governador Mauro Carlesse.