Secretário Fábio Vaz e equipe da Seduc compartilham experiências em encontro com representantes das Escolas Cívico-Militares, em Campo Grande
Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Para compartilhar as experiências do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, e técnicos  da Pasta visitaram, na quarta-feira, 27, a Escola Estadual Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, em Campo Grande (MS). A unidade de ensino é considerada referência pelo Ministério da Educação (MEC)

A equipe da Seduc realizou a visita técnica acompanhada pelo diretor nacional de políticas para Escolas Cívico-Militares, Gilson Passos, e da secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta. Fábio Vaz está na Capital sul-mato-grossense para participar do Encontro Regional da Coordenação das Ações da Educação Básica.

Além do gestor da Seduc, integraram a delegação do Tocantins na visita a Capital sul-mato-grossense, a superintendente de Educação Básica, Markes Cristiana Oliveira, a diretora de planejamento Patrícia Macena, o major Miron Martins da Silva e ainda a assessora de apoio aos municípios e ponto focal do programa no Tocantins, Solange Silvestre.

"Assim como o Mato Grosso do Sul, o Tocantins tem apostado na metodologia das escolas Cívico-Militares. O nosso objetivo foi fazer um intercâmbio de experiências, conhecer os pontos fortes do programa no Estado, os avanços e os desafios. O MEC nos apresentou o trabalho do Mato Grosso do Sul como referência. O que podemos perceber aqui é que o Estado vem trabalhando de forma autônoma e integrada, a política do MEC, e tem conseguido avançar. Entendemos que o Tocantins está caminhando com o mesmo foco, na melhoria do aprendizado dos alunos", ressaltou o titular da Seduc, Fábio Vaz.

Referência

A unidade de ensino que recebeu a visita obteve o maior Ipecim (0,805) do Brasil. O Índice do Programa das Escolas Cívico-Militares avalia o nível de adesão ao Programa nos seguintes objetivos estratégicos: Gestão Escolar, Ambiente Escolar, Práticas Pedagógicas, Aprendizado e Desempenho Escolar dos alunos. A avaliação foi realizada pelo MEC, pela Universidade de Brasília e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Agenda

Na quinta-feira, 28, e na na sexta-feira, 29, ocorre o Encontro Regional da Coordenação das Ações da Educação Básica, com secretários da Educação da região Centro Oeste e Norte, e representantes do Ministério da Educação. Na pauta, discussões em torno dos desafios da educação básica, com foco na proposição de linhas de ações e proposta conjunta de iniciativas para enfrentamento dos desafios da atualidade.