Parque Nacional do Jalapão
Foto: Charles Betito Filho/Unsplash

A região Centro-Oeste nunca teve grande espaço na mídia, sobretudo em produções mais elaboradas, como filmes e documentários. No entanto, nestes últimos anos, o Tocantins tem conseguido chamar a atenção exatamente neste campo. São criações que mostram um pouco mais da cultura tocantinense, assim como as belezas naturais e outros aspectos do estado mais novo do Brasil. O resultado é uma presença maior na mídia, e a oportunidade de ganhar mais relevância, inclusive na internet, em um país de tamanho continental.

Um bom exemplo é o filme ​​"O Nome da Morte", lançado em 2018 e com várias cenas gravadas no Parque Nacional do Jalapão, em Palmas. Aliás, esse é um dos locais mais procurados para as produções. O aspecto único deste local é interessante para quem é da área do audiovisual. Isso foi o que chamou a atenção do cineasta Henrique Goldman, resultando em um filme nacional que está disponível atualmente na Netflix. Um plano de fundo perfeito para se contar uma história.

No campo das novelas, em 2017, o Jalapão foi usado como um dos protagonistas da história de “O Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo. A produção chamou a atenção do público, e foi um mergulho na cultura local. A ideia de colocar Tocantins na história foi uma conquista importante, pois as novelas da Globo possuem grande audiência, e isso com certeza atraiu turistas curiosos por alguns pontos turísticos do estado. Ou seja, só existem aspectos positivos nesta história.

Se olharmos para os documentários, é cada vez mais comum encontrar produções contando a história do Tocantins. Alguns mais antigos, como o ​​"Conhecer para Preservar - Povos indígenas do Tocantins", e outros recentes, como o “DaVIDAntônia”, lançado em agosto deste ano. Ou seja, são várias produções de diferentes categorias que estão ganhando a mídia, e mostrando que o estado é rico culturalmente, podendo ser melhor explorado em todo o Brasil. Aliás, é algo que desafia uma cultura que existe de focar apenas no Sudeste em produções mais elaboradas.

Temáticas ganham o entretenimento digital

O uso de cidades, países e continentes inteiros é comum em filmes, séries e documentários. Entretanto, algo que não pode passar despercebido é a tendência que existe também no entretenimento digital. Alguns jogos online, por exemplo, usam a cultura e a história de diferentes regiões para chamar a atenção do público. Uma maneira de aproximar as pessoas, mostrando a possibilidade de ser criativo com os cenários ou a cultura de um certo local.

 

Isso é forte no mundo das apostas de cassino online, uma das categorias de jogos que mais tem conquistado espaço na internet. Se olharmos a lista dos caça-níqueis disponíveis na plataforma da Betway, é possível encontrar slots com temas inspirados no Antigo Egito, na Grécia, no continente africano e até mesmo em regiões menores, como a Irlanda. Links of Ra, Africa X UP e Stumpy McDoodles 2 são alguns exemplos. Existem ainda mais jogos com outros temas, conseguindo chamar a atenção de um público maior e mais variado.

 

Se olharmos para os jogos eletrônicos voltados para os videogames, a mesma situação acontece. Algumas das principais franquias de sucesso dos últimos anos, como God of War e Assassin's Creed, são totalmente inspiradas em culturas de cidades e regiões históricas. A ideia é unir o campo da história com o entretenimento, conquistando a atenção das pessoas mais curiosas. Isso é algo que tem funcionado bem, e os números desses jogos que citamos comprovam isso.

Exposições em outros estados

Além desses campos que citamos, a cultura do Tocantins também pode ser exportada pelo Brasil com exposições. Isso aconteceu, por exemplo, em 2016 na cidade de São Paulo. A exposição fotográfica “Pé na Estrada: Um Mosaico Cultural do Tocantins” fez muito sucesso durante algumas semanas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A fotógrafa Kátia Maia Flores, professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), conseguiu levar, em fotos, um pouco da história e da cultura da região.

Essa é uma maneira diferente de levar a região para outros estados, mostrando a vida do tocantinense sob uma perspectiva ainda mais diferente. O sucesso de exposições assim é também uma boa notícia, assim como todos os filmes e documentários que citamos. A ideia é colocar o Tocantins na mídia, seja na TV ou na internet.