Tocantins disponibiliza mais 25 leitos exclusivos Covid-19, sendo 15 UTI e e 10 clínicos
Foto: André Araújo/Gov. TO

Tocantins segue a tendência nacional de alta nos índices de contaminados da Covid-19, nos últimos sete dias, a média móvel do Estado está em 571 casos diários, o que pode representar um aumento da necessidade de leitos exclusivos. Para sanar essa necessidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) já disponibilizou mais 25 leitos exclusivos para tratamento da doença, sendo 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Gurupi, no Hospital Regional, 15 leitos (05 UTI e 10 clínicos) em Araguaína no Hospital Dom Orione e mais 5 leitos clínicos no Hospital Regional de Miracema.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva ressalta que gradativamente estão sendo ofertados mais leitos, “na medida em que há a necessidade, a Gestão Estadual está colocando em operação novos leitos. Estamos preparados para uma nova onda, hoje temos a disposição da população 230 leitos, destes 92 UTI com ocupação de 72% e 138 leitos clínicos com índice de 47% de internados”, e com complementa, “no Tocantins não há fila de espera para este tipo de atendimento, nossa internação geral giram em torno de 57% de ocupação”, reforçou. 

Afonso relata que por determinação do governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a Saúde está atenta a todas as regiões do Estado, “onde houver a necessidade vamos abrir novos leitos. Estamos trabalhando em todas as frentes, para que não haja a necessidade de paralização dos serviços de saúde, principalmente das cirurgias eletivas”. 

Dados

Dados do sistema Íntegra Saúde demonstram que há um aumento de casos, a média móvel do Tocantins está em 571 casos diários, com prevalência de casos leves a moderados.

Em contrapartida, os índices de óbitos estão estabilizados, com tendência de queda. Do dia 01 de janeiro até o dia 16, foram registrados oito óbitos, com 11 dias sem registro de mortes no Tocantins. Neste mesmo período foram confirmados 7.015 casos da doença, “resultado positivo atribuído à vacinação da população, que está impedindo o agravamento dos casos e em consequência a necessidade de aparatos hospitalares para internações e óbitos”, celebra o Secretário.