
Tempo de travessia do Rio Tocantins de Aguiarnópolis a Estreito
Foto: Ademir dos Anjos-Gov Tocantins O Governo do Tocantins renovou o contrato das embarcações conhecidas como voadeiras, que realizam a travessia gratuita de pessoas entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A medida, conduzida por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), será mantida por mais três meses para assegurar a continuidade de um serviço essencial, implementado pelo governador Wanderlei Barbosa em janeiro deste ano e prorrogado em março.
A travessia gratuita surgiu como solução emergencial após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os dois municípios. Desde então, tem garantido a mobilidade de centenas de moradores da região, que dependem diariamente desse deslocamento para estudar, trabalhar e manter suas atividades.
“A renovação da travessia gratuita é fundamental para garantir o direito de locomoção da população de Aguiarnópolis e região, que depende diariamente desse deslocamento para manter suas atividades. Por isso, vamos prosseguir com a gratuidade do serviço para minimizar os impactos e para que a população possa se locomover com segurança”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O presidente da ATR, Matheus Martins, ressaltou o esforço do Governo do Tocantins, em parceria com a prefeitura de Aguiarnópolis, para dar suporte aos moradores. “Com a renovação do contrato, garantimos o direito de deslocamento da população que sofre com os prejuízos. O governador Wanderlei Barbosa está empenhado em ações contínuas para minimizar esses impactos”, afirmou.
Desta vez, a iniciativa recebeu também o apoio do deputado estadual Valdemar Júnior, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. “Essa medida vai facilitar a ida e vinda de estudantes, trabalhadores e a comunidade em geral. E é assim que nós vamos trabalhando, em sintonia com o Governo do Tocantins, que está fazendo muito para amenizar os impactos na região”, destacou o parlamentar.
Além da travessia por voadeiras, outras medidas foram adotadas para garantir segurança e mobilidade no Bico do Papagaio. Entre elas, a reestruturação de rotas alternativas por rodovias estaduais e a formalização de um Termo de Cessão de Uso ao governo federal, para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mantenha as condições dessas vias provisórias.
A travessia por balsa, contratada pelo Dnit, também segue operando gratuitamente para o transporte de pessoas e veículos entre os dois municípios. Todas essas ações fazem parte de um conjunto de soluções emergenciais adotadas pelo Governo do Tocantins enquanto aguarda a reconstrução da ponte sobre o rio Tocantins.