Vento forte derruba árvore pela raiz em Guaraí.j
Foto: Divulgação
A partir desta sexta-feira, 18, até a próxima terça-feira, dia 22, a previsão para o Tocantins é de chuvas de moderada a fortes, acompanhadas de rajadas de vento de até 80 km/h e descargas atmosféricas. De acordo com o boletim meteorológico do Grupo Storm, empresa que monitora o clima para a Energisa, as chuvas devem ser intensas principalmente nas regiões de Palmas e Gurupi.
 
“Durante os temporais, são frequentes os casos de quedas de árvores e objetos que são lançados pela ventania e podem causar acidentes graves. Além disso, esses objetos podem atingir a rede elétrica, causando o rompimento de cabos de energia e danificando postes. Por isso, aqui no Tocantins, a empresa monitora em tempo real todo o sistema e faz os deslocamentos de equipes e materiais necessários para enfrentar as situações de instabilidade”, explica o coordenador do Centro de Operações da Energisa, Tony Franco.
 
Além da atenção para o fornecimento de energia, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes elétricos. “A primeira recomendação é retirar os equipamentos elétricos das tomadas durante as tempestades para evitar choques elétricos. Em locais com possibilidade de enchentes ou alagamentos, é essencial deixar o disjuntor desligado e jamais tocar em fiação ou cabos rompidos”, explica a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.
 
Por conta da velocidade dos ventos, há possibilidade de galhos, árvores e objetos serem lançados na rede elétrica. “Jamais tente retirar qualquer tipo de objeto da rede elétrica, pois eles podem estar energizados e causar choques ou até acidentes fatais”, comenta a coordenadora. Já nos casos de descargas atmosféricas, as principais orientações são: evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades.
 
II Seminário Tocantinense sobre o Clima
 
Tendo em vista o cenário climático atual e as chuvas se apresentando de maneira cada vez mais intensas no estado, uma parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros do Estado e Energisa, vai promover o II Seminário Tocantinense sobre o Clima, que será realizado na próxima terça-feira, 22 de outubro, no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMTO, em Palmas, a partir das 8h.
 
O evento será destinado a jornalistas, formadores de opinião, acadêmicos e pesquisadores sobre o tema, e irá discutir sobre o que se pode esperar dos próximos meses e como as frentes operacionais estão se preparando para passar pelo período chuvoso no Tocantins. As inscrições irão até o dia 21 de outubro, e podem ser realizadas de forma gratuita através do link https://eventos.bombeiros.to.gov.br/seminario-clima/.
 
Canais de Atendimento
 
Para entrar em contato com a Energisa, o cliente pode acionar a empresa por um dos canais de atendimento digital, sem espera ou filas:    
 
- Aplicativo Energisa ON     
- Site www.energisa.com.br     
- WhatsApp Gisa www.gisa.energisa.com.br