Notícias

Tocantins tem uma das maiores altas do país no setor de serviços

Resultado de 4,5% no mês de junho supera média nacional; no acumulado do semestre, alta chega a 7,7%

No acumulado de janeiro a junho, o setor registrou crescimento de 7,7% sobre igual período do ano passado, confirmando a tendência de expansão consistente.
Foto: Matheus Alcântara/Governo do Tocantins

O Tocantins apresentou um dos maiores avanços no volume de serviços do Brasil em junho de 2025, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com maio, a expansão foi de 4,5%, taxa que figura entre as mais elevadas do país. Em relação a junho de 2024, a alta foi de 4,9%.

No acumulado de janeiro a junho, o setor registrou crescimento de 7,7% sobre igual período do ano passado, confirmando a tendência de expansão consistente. Já os indicadores da receita nominal de serviços mostram incremento de 4% frente a maio, 11,5% no acumulado do ano e 9,8% nos últimos doze meses.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que os números refletem a força da economia local e o empenho de diferentes setores. “Esse resultado é fruto do trabalho integrado do Governo com empreendedores, trabalhadores e instituições que impulsionam o setor de serviços. O Tocantins está preparado para crescer de forma sustentável e gerar mais oportunidades para a população”, afirmou.

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, os dados confirmam a eficácia das políticas de fomento à economia e reforçam a importância de programas estruturantes.

“O setor de serviços é estratégico para o Tocantins. O crescimento que vemos agora é consequência de investimentos, inovação e da articulação de iniciativas como o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, que fortalecem empreendimentos e ampliam a competitividade do Estado”, ressaltou.

De acordo com o IBGE, o desempenho do Tocantins ficou bem acima da média nacional, que avançou apenas 0,3% no mês, consolidando o Estado como um ambiente favorável para negócios e investimentos no segmento de serviços.