Com o compromisso de ampliar o acesso dos jovens tocantinenses ao ensino superior, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove o programa #TOnoEnem 2025. A iniciativa oferece aulas presenciais e on-line, além de kits pedagógicos, além da realização de simuladosfortalecendo a preparação de mais de 16 mil estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
As aulas presenciais acontecem em
No formato remoto, o Centro de Mídias da Seduc transmitiu aulas de segunda a quinta-feira, duas por dia, no canal oficial no YouTube, sempre com intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade. As aulas gravadas continuam disponíveis em plataforma aberta, permitindo que os estudantes revisem os conteúdos a qualquer momento. As transmissões ao vivo alcançaram os mais de 16 mil concluintes do ensino médio nas 328 escolas estaduais, além de atender alunos de outras redes e egressos.
Todos os concluintes do ensino médio da rede estadual receberam um kit pedagógico composto por três cadernos: Linguagens e Ciências Humanas; Matemática e Ciências da Natureza; e Redação. O material foi planejado para oferecer um suporte pedagógico direcionado às áreas cobradas no Enem, potencializando o desempenho dos estudantes.
O secretário da Educação, Hércules Nunes, destacou o papel transformador do programa para os estudantes da rede estadual. “O #TOnoEnem reforça a preparação dos estudantes, ampliando o acesso a conteúdo de qualidade e metodologias atualizadas. Desta forma estamos promovendo equidade no processo de ensino e aprendizagem em todas as regiões do Tocantins, buscando garantir que cada jovem tocantinense tenha acesso a uma formação sólida e a condições de competir em igualdade com estudantes de todo o país”, afirmou o secretário.
Participantes
Nivardo Neto Cardoso de Freitas, aluno do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, em Almas, destacou a relevância do projeto para sua preparação. “Participar dos aulões foi uma experiência muito boa. O material estava bem elaborado e focado nos conteúdos que realmente caem na prova. Os simulados ajudaram bastante a testar o conhecimento e identificar o que eu ainda precisava reforçar. As aulas foram dinâmicas e bem explicadas, com professores que conseguiam prender a atenção da turma. Foi um projeto que fez diferença, me deixando mais confiante e organizado para os desafios”, contou.
Para a estudante Helen Vitória da Silva, da Escola Estadual Professora Elizangela Glória, o programa foi um importante aliado nos estudos. “Foi um reforço indispensável na minha preparação para o Enem. As aulastinham uma ótima didática, eram bem divertidas e preencheram lacunas de alguns conhecimentos. Nesse período de preparação, onde eu muitas vezes me encontrei ansiosa com a realização do exame, foi importante contar com os recursos que o programa #TonoEnem disponibilizou”, relatou.
O estudante Osmar Ferreira, da mesma escola, assegurou que a aprendizagem foi aprimorada pela inciativa da Seduc. “Com o programa eu aprendi bastante, principalmente sobre redação, que tem um peso muito grande no Enem, mas também me ajudou muito em outras disciplinas, como biologia e matemática, que eu tenho certa dificuldade. Estou bem tranquilo para fazer a prova, por conta do projeto e isso para mim é uma conquista”, revelou.
Conforme a gerente de Ensino Médio da Seduc, Iane Dias de Oliveira, o programa reafirma o compromisso do Governo com a equidade educacional e a democratização do acesso ao conhecimento. “O #TOnoEnem oferece oportunidades reais de aprendizagem a todos os estudantes, independentemente da localidade. Essa preparação fortalece a autoconfiança dos jovens e amplia as perspectivas de ingresso no ensino superior”, ressaltou.
Provas
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão início neste domingo, 9 de novembro, reunindo 4.811.338 participantes em todo o Brasil. Da rede estadual, estão inscritos 11.485 estudantes concluintes do ensino médio.
A avalição será aplicada em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Já no segundo dia, será a vez das provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 5 horas de duração. As provas começam às 13h30, horário de Brasília, e o acesso aos locais de aplicação será permitido até as 13h, horário de fechamento dos portões.



