A comunidade teve uma mostra do trabalho desenvolvido junto às crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

O tradicional desfile de 7 de Setembro atraiu centenas de pessoas para a Rua Dois de Julho, na manhã do último sábado, para assistir ao desfile que celebrou os 197 anos da Independência do Brasil.

Além dos tradicionais pelotões de balizas e a fanfarra, as escolas da Rede Municipal de Ensino levaram ao público uma mostra das atividades complementares desenvolvidas nas unidades, como a escolinha de futebol da Sociedade Desportiva Sparta, que em parceria com o Município atende mais de 200 crianças e adolescentes; o karatê, música; teatro e dança.

As amigas Henny, Raiely e Yasmin, da Escola Municipal William Castelo Branco, participam do desfile todos os anos. “É muito bom desfilar, nossa família vem assistir e ficam orgulhosos de nos ver participando”, comentou Yasmin.

Fechando a série das escolas municipais, alunos da Escola de Artes Raimundo Paulino  (Reciclarte) apresentaram diversos instrumentos musicais, roupas e brinquedos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais diversos, como pallets, carcaças de computadores que viraram tambores, tecido de guarda-chuvas que viraram saias, pneus e garrafas pet que se tornam brinquedos e levam os pequenos a viajar na imaginação.

“Podemos acompanhar a constante evolução das nossas crianças, a fanfarra a cada ano melhor, o trabalho cultural e artístico, os esportes. Isso é resultado dos nossos investimentos na educação, com valorização dos profissionais e qualidade na estrutura das escolas. Isso vem confirmar que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.

Escolas estaduais e Rede de Atenção Psicossocial

As escolas estaduais também contaram com uma fanfarra e um pelotão chamando atenção para a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O tema também foi abordado pelas equipes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que aproveitaram o desfile para convidar a comunidade a participar das atividades da campanha, como o 3° Fórum de Prevenção ao Suicídio, a ser realizado no próximo dia 20, no Unitpac.

Instituições e ONGs

Dando sequência e encerrando a parte civil do desfile, foi a vez dos grupos independentes de patins, skate, motociclistas e ciclistas, seguidos das instituições como Ordem das Garotas Arco-íris, Ordem DeMolay, Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Bombeiros Civis.

Militares

O desfile de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar abriu a segunda parte do desfile, seguido de 756 alunos do Colégio da Polícia Militar e da Academia de Artes Marciais do 2º Batalhão da Polícia Militar; Grupamento de Radiopatrulha; Força Tática e Tático Motos; e a Força Tática Cães.

Finalizando o desfile, a participação especial de um pelotão de 30 soldados do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS) de Imperatriz. 

30 soldados do 50º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz participaram do desfile.