Bloqueio da PM na saída da Jacuba.
Um treinamento realizado pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (29) deixou em pânico alguns moradores de Araguaína. Os policiais simularam um assalto a banco aos modos da prática conhecida como Novo Cangaço, em que os assaltantes usam reféns como escudo humano em caminhonetes para fugir.
Como a população não sabia, o susto foi na certa. Logo apareceram comentários nas redes sociais sobre um suposto veículo com homens armados e encapuzados que estariam andando pela cidade e efetuando disparos pelas ruas com reféns na carroceria.
Cena do treinamento
Segundo a PM, de fato houve a simulação de um assalto a banco e que os assaltantes fugiram levando reféns na carroceria da camionete, atirando. Diante disso, os policiais agiram para fazer barreiras de bloqueios nas saídas da cidade, com o objetivo de prender os criminosos.
Explicação do Comandante
Em nota divulgada à noite, o Comandante da Polícia Militar Coronel Miranda explicou que tudo fazia parte de um treinamento ministrado à tropa do 2° BPM. Os policiais praticaram ações preventivas e repressivas de combate a roubos a instituições financeiras, na modalidade conhecida por "Novo Cangaço", além de técnicas de cerco e bloqueio da cidade.
"Vale ressaltar que as autoridades de outras forças de segurança foram informadas a respeito da instrução, no sentido de evitar qualquer incidente, e o treinamento continuará neste dia 30/05, nos mesmos moldes do ocorrido nesta data" explicou o Coronel Miranda.
Ele também esclareceu que os supostos disparos de arma de fogo não ocorreram com munições reais e sim munições de festim. "Em momento algum nossa intenção era trazer qualquer tipo de pânico ou assustar a população, mas sim instruir e treinar a nossa tropa, com o objetivo de enfrentar de forma mais incisiva e profissional as quadrilhas de criminosos que tem trazido tanta violência à nossa sociedade" finalizou.
Comentários
Nas redes sociais, uns criticavam que PM deveria avisar previamente a população e outros defenderam o sigilo do treinamento. "Querem saber até o q não precisa....E é pra se assustaram e correrem com medo mesmo. Pois quando se trata de assalto, querem correr pra cima pra curiar, tirar fotos, filmar. E se soubessem que era treinamento teria plateia" disse um internauta.
"Acredito que não foi a intenção assustar a população, foi super válido, para que em situação real entendam o que tem que ser feito.... Correr, vazar, se esconder. Sair o mais rápido possível, tentar se proteger e deixar de ser curioso demais" completou o internauta.
Bloqueio na saída da Jacuba