A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que o ex-­secretário estadual da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, e os empresários Renan Bezerra de Melo Pereira e Elon Marcello Lima Vieira, presos temporariamente pela Operação Ápia, saíram do Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (NCCPPP) após a meia­noite desta sexta-feira (17).

Os três passaram 10 dias na CPP, após serem detidos na 3ª fase da operação desencadeada pela Polícia Federal no Tocantins. Na mesma operação, o empresário José Maria Batista também foi preso e encaminhado a uma cela no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, por ser ex­-militar.

A operação Ápia investiga fraudes em licitações públicas e execução de contratos administrativos celebrados para a terraplanagem e pavimentação asfáltica em 29 rodovias estaduais. De acordo com a PF, a organização é suspeita das fraudes funcionava em três núcleos formados por políticos, empresários e servidores públicos. A suspeita é de que o grupo tenha desviado cerca de R$ 200 milhões.