Educação

Três professoras tocantinenses vão para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

São elas, Cleide Maria Lino, de Aparecida do Rio Negro; Dinair Rocha de Sousa Teles, de Itapiratins, e Paula Rejane Pereira da Silva, de Araguaçu.

Para a professora Dinair esse é um momento gratificante
Foto: Divulgação

Três professoras tocantinenses estão participando da etapa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa, gênero Documentário. São elas, Cleide Maria Lino, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro; Dinair Rocha de Sousa Teles, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins; e Paula Rejane Pereira da Silva, do Colégio Estadual João Tavares Martins, de Araguaçu.

No encontro, que está sendo realizado de forma virtual, as professoras estão participando de palestras, atividades formativas e culturais. O encontro encerra nesta sexta-feira, 5, às 18 horas, com o anúncio dos classificados para a etapa nacional da olimpíada. A cerimônia de encerramento será transmitida pelo canal do YouTube da Olimpíada de Língua Portuguesa e pelo portal Escrevendo o Futuro.

“Chegar à semifinal nesse contexto pandêmico foi muito comovente. Por meio do gênero documentário, promovemos uma reflexão sobre a nossa prática e repensar sobre as nossas metodologias, mostrando que devemos inovar e investir em aulas práticas. É preciso encontrar novas didáticas, novas dinâmicas e os novos caminhos tendo como o suporte as tecnologias. A olimpíada nos ajudou a sermos contagiados pelo mundo virtual e oportunizou o protagonismo e o empoderamento aos nossos educandos”, ressaltou a professora Cleide.

A professora Dinair falou de sua satisfação em participar da olimpíada. “A expectativa é muito grande, uma vez que é a primeira vez que chegamos a uma semifinal. Esta edição foi a que mais gostei e me chamou a atenção, juntamente com os alunos estamos fazendo um trabalho, cuja responsabilidade maior é dos estudantes, e como o relato da prática ficou evidente o quanto o trabalho coletivo tem mais força”, ressaltou. A professora Dinair, no seu documentário, mostrou os pontos turísticos da cidade, que tem um rio e como é a vida das pessoas que residem no interior.

“Presenciar esses professores com os seus relatos de trabalhos tendo destaque nos encontros das semifinais da Olimpíada de Língua Portuguesa é muito gratificante para todos nós da Educação do Tocantins. Esses resultados representam o compromisso que as escolas têm com a oferta de uma educação de qualidade. São professores que transformam desafios, em novas possibilidades de apresentarem os conteúdos, utilizando os roteiros de estudos, as plataformas digitais ou as redes sociais. A todos esses educadores da rede estadual e municipal que participam da olimpíada, a nossa gratidão”, ressaltou Markes Cristiana de Oliveira, superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na sua 7ª edição e é uma iniciativa do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), com a o apoio do Conselho de Secretários de Educação (Consed).

Os encontros virtuais alusivos às etapas semifinais estão sendo realizados entre o período de 11 de outubro a 16 de novembro, com uma programação diversificada e atividades pedagógicas e culturais. A cerimônia de premiação nacional terá a data e forma divulgadas posteriormente.