Política

TSE cogita adiar eleições, mas descarta prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores

A decisão sobre a data das votações deve ser tomada entre fim de maio e início de junho.

Ministro Luis Roberto Barreto
Foto: Divulgação

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cogitam adiar as eleições municipais de outubro para dezembro, devido à pandemia do coronavírus, informa o site do jornal O Globo. A decisão sobre a data das votações deve ser tomada entre fim de maio e início de junho, de acordo com o impresso fluminense, a depender da situação sanitária do país.

Sem prorrogação de mandatos

Segundo O Globo, ainda que o quadro não esteja definido, os ministros descartam a possibilidade de prorrogação dos mandatos atuais. Isso aconteceria se as eleições fossem reagendadas para 2021. Ou, ainda, se houvesse unificação com as eleições gerais de 2022.

Bem maior a ser preservado

O ministro Luís Roberto Barroso, que vai presidir o TSE a partir de maio, disse que a saúde pública e da saúde da população são “o bem maior a ser preservado”. “Por isso, no momento certo será preciso fazer uma avaliação criteriosa acerca desse tema do adiamento das eleições. Mas nós estamos em abril. O debate ainda é precoce”, defendeu.

Como vai evoluir

O ministro avaliou que não há certeza de como a contaminação vai evoluir. “Na hipótese de adiamento, ele deve ser pelo período mínimo necessário para que as eleições possam se realizar com segurança para a população. Estamos falando de semanas, talvez dezembro”, sugeriu.