Deveríamos falar mais sobre turismo voluntário. Afinal, é possível realizar essa modalidade dentro do nosso próprio país, visitando localidades do Norte ao Sul do território nacional. A Santa Cruz viação, pode te transportar de São Paulo para Minas Gerais com rapidez e segurança. O objetivo dessa modalidade de viagens é fazer com que visitantes mais conscientes deixem um legado positivo após a estadia no destino desejado.
Esta prática contraria a ideia de que os visitantes apenas “sugam” as riquezas de um determinado lugar, sem deixar, ao menos, uma contribuição. Quer conhecer mais sobre o turismo solidário e como realizá-lo? Basta seguir com a leitura!
O que é turismo voluntário?
Como todos sabem, o turismo em si é fundamental para fomentar a economia de uma comunidade. Por meio da prática, comerciantes locais conseguem deixar seus negócios de pé, e esse dinheiro, consequentemente, acaba retornando para a sociedade.
No entanto, alguns turistas não reproduzem boas práticas na hora de realizar o turismo. Em alguns casos, eles provocam danos às relações sociais e ao meio ambiente, colaborando para o acúmulo de lixo, entre tantos outros problemas.
Na contrapartida, o turismo voluntário contribui para geração e distribuição de renda local, valorizando o modo de viver dos moradores dessa localidade. Ou seja, colabora para o desenvolvimento social e a preservação cultural daquela região.
Existem diversos tipos de ações voluntárias capazes de serem realizadas. Entre elas, as principais são:
- cursos de línguas;
- atividades com crianças;
- ajuda no comércio local;
- atividades com idosos,
- projetos ecológicos ambientais e sustentáveis.
Quais são as melhores dicas para realizar um turismo sustentável?
Veja, abaixo, algumas dicas essenciais para que para você possa realizar um turismo sustentável de forma adequada:
1 - Escolha bem a causa que deseja trabalhar
Ao escolher uma causa para trabalhar com o turismo voluntário, não deixe de ter um vínculo com ela, algo que te aproxime da comunidade. Essa conexão pode ser religiosa, cultural ou qualquer outra que te mova.
O mais importante é que as atividades não sejam feitas de qualquer forma por você. Assim, ao final, a experiência da viagem será ainda mais positiva.
2 - Procure uma agência renomada
Existem diversas agências de viagem que já disponibilizam o turismo solidário. Algumas oferecem até descontos ao selecionar essa modalidade. No entanto, não deixe de pesquisar bem as instituições antes de fechar qualquer negócio. Além disso, entenda todas as taxas que serão cobradas.
3 - Calcule bem o seu tempo para viajar e participar dos movimentos
É óbvio que, ao viajar, você terá momentos para curtir o local visitado, visitar monumentos históricos e curtir a gastronomia, sem, necessariamente, realizar ações voluntárias.
Por isso, é imprescindível mensurar o tempo para balancear os momentos para turistar e os outros para realizar trabalhos voluntários.
4 - Entre em contato com outros turistas voluntários
Várias turistas, antes de você, já viajaram realizando ações voluntárias. Entrar em contato com essas pessoas para saber como foi a experiência delas, assim como o lado negativo e positivo da viagem, pode ser útil para sanar algumas dúvidas.
Existem diversos grupos nas redes sociais dedicados a esse assunto. Então, procure por aqueles que são semelhantes com a sua viagem. Alguns são elencados pelo destino final ou pelo tipo de trabalho realizado.
5 - Tenha máximo cuidado com a cultura local
Ao optar por uma cultura que não se assemelha a sua, tenha máximo respeito pelas tradições, por mais que causem estranhamento no início. Para agregar, tire lições que podem ser passadas, de alguma forma, da experiência para a sua vida pessoal.