Notícias

UBS, CAPS, Via Lago e Shopping recebem ações de saúde mental do Setembro Amarelo

Atividades incluem palestras, rodas de conversa, oficinas, atendimentos e apresentações voltadas para a valorização da vida; Dia D será realizado no Lago Center Shopping no dia 26

O objetivo é levar informação, acolhimento e acesso a serviços que ajudem na prevenção ao suicídio e no cuidado com a mente
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), está reforçando as atividades de saúde mental em diferentes pontos da cidade. O objetivo é levar informação, acolhimento e acesso a serviços que ajudem na prevenção ao suicídio e no cuidado com a mente.

Nesses casos, a orientação é que o primeiro atendimento seja em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os profissionais identificam a necessidade e, se for o caso, encaminham para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Esse caminho garante que cada pessoa receba o direcionamento e o cuidado adequado.

De acordo com a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, as unidades de atendimento em Araguaína estão preparadas para acolher a comunidade.
 

“O Setembro Amarelo nos lembra que a vida precisa ser valorizada todos os dias. Nossas UBS e CAPS estão de portas abertas para acolher quem precisa. No evento realizado no shopping vamos reforçar essa mensagem e conscientizar as pessoas de que ninguém está sozinho”, comentou.

UBS realizam palestras e rodas de conversa

Ao longo do mês, diversas UBS promovem encontros com os usuários sobre a importância da saúde mental no dia a dia. São rodas de conversa que abordam sentimentos, convivência, dificuldades, dores e também experiências positivas, mostrando o valor de compreender cada situação da vida.

Na UBS Avany Galdino, no bairro São João, uma palestra foi realizada nesta quinta-feira, 11, pela psicóloga da equipe multiprofissional da Atenção Básica, Kárita Priscilla. Para dinamizar o encontro, ela utilizou balões e apresentou os caminhos de tratamento disponíveis em Araguaína, como as próprias UBS e os CAPS.

“Essa atividade faz parte do nosso protocolo de atendimento em saúde mental. Trazer informação por meio de palestras e atividades em grupo é importante porque garante acesso para todas as pessoas, independente de terem condições de pagar um atendimento particular ou não. Eu sou fã do atendimento na rede pública porque ele alcança o maior número de pessoas. Em muitos países isso não é possível, mas no Brasil, especialmente em Araguaína, isso funciona e acontece todos os dias, com acolhimento e atendimento”, ressaltou a psicóloga.


 

Usuário da UBS do São João, o produtor rural José de Sousa também destacou a relevância do cuidado com a mente durante a palestra na unidade.

“Saúde é a coisa mais importante que temos. Se nós não cuidarmos, o que nós seremos? Quando se descobre algum problema, geralmente já está passando da hora. É importante cuidar no início, porque depois dá mais trabalho. Meu recado é: se sentir qualquer coisa, vá ao médico, se consulte e veja qual é o problema. Cuide logo, que é melhor para você. As UBS estão todas à disposição de cada um aqui da nossa cidade”, disse.

Dia D no Lago Center Shopping

No dia 26, a SEMUS promove um dia D, com evento aberto ao público no estacionamento do Lago Center Shopping, a partir das 17 horas. A iniciativa terá apoio de diversas faculdades da cidade e contará com atendimentos médicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e escuta qualificada com alunos de psicologia do UNITPAC e da Faculdade Católica. Também estarão presentes dois psiquiatras e toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A programação inclui ainda aula de zumba e a soltura de balões amarelos, em referência ao Setembro Amarelo e à valorização da vida.

CAPS II Adulto

No Caps II Adulto, a programação já começou com uma caminhada realizada no dia 10. Os usuários confeccionaram cartazes durante a semana anterior e apresentaram as mensagens em uma atividade com músicas e locução sobre saúde mental durante o percurso.

A unidade também prepara um show de talentos com seus usuários para o dia 19, como forma de abordar o tema de maneira leve e acessível, enfatizando a valorização da vida. Além disso, será realizada uma gincana na Prainha da Via Lago no dia 26, finalizando as programações alusivas ao setembro amarelo para os pacientes, com foco na socialização, qualidade de vida e lazer. Os participantes terão direito a café da manhã e almoço.

CAPS Infantil

As ações do Caps Infantil acontecem durante todo o mês dentro do próprio atendimento terapêutico. As atividades são conduzidas pela equipe multiprofissional da unidade e voltadas para o fortalecimento da saúde mental das crianças, com oficinas, consultas com psicólogos e médicos, rodas de conversa e atividades de interação. No final do mês, os assistidos também participam da ação no shopping, com programação especial para eles e seus familiares.