Notícias

UBSs de Araguaína terão palestras e orientações individuais durante o Outubro Rosa

Durante este mês, profissionais da Secretaria da Saúde levam orientação sobre a importância dos exames preventivos do câncer de mama e de colo uterino

Junto com as palestras e orientações individuais, nas UBS as mulheres têm acesso aos exames clínicos de mama e coleta de exames citopatológicos.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando a Campanha Outubro Rosa nas UBS (unidades básicas de saúde). A comunidade receberá palestras sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e de colo uterino, com diversas ações promovidas até o dia 29.

Junto com as palestras e orientações individuais, nas UBS as mulheres têm acesso aos exames clínicos de mama e coleta de exames citopatológicos (PCCU).  “As mulheres que têm entre 50 e 69 anos e também as pacientes que têm mais de 35 anos com parentesco de primeiro grau com uma mulher que desenvolveu o câncer serão encaminhadas para a mamografia de rastreio”, explicou a coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Tuliana Santos.

Ao todo, 19 UBS terão uma programação de palestras e atendimentos no período matutino e vespertino para os pacientes. Nessa última sexta-feira, 8, o evento foi nas UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança) e Avany Galdino (Bairro São João). A assistente social Cristina Luz Tavarez, 46 anos, participou da ação e alertou que os exames são indispensáveis. “Mesmo durante a pandemia, não deixei de me consultar em 2020”.

De segunda a sexta-feira, as UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e Araguaína Sul atendem em horário diferenciado, das 7 às 19 horas; já unidades do Distrito Novo Horizonte e do Setor Pontes realizaram os exames das 7 às 13 horas; e as demais estão disponíveis para os exames das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Outubro Rosa

Voltada para a luta contra o câncer de mama e colo do útero, a Campanha Outubro Rosa tem como objetivo alertar as mulheres e envolver toda a sociedade em ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Existem vários tipos de câncer de mama e parte deles evolui de forma rápida; contudo, quando detectado e tratado precocemente, suas chances de cura são bem otimistas. Para esse diagnóstico, é preciso que a mulher fique atenta aos sinais e faça o autoexame regularmente, informando ao seu médico caso identifique qualquer alteração.

Programação
As palestras sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e de colo uterino são realizadas no começo de cada período de atendimento, às 7h30 e 13h30.
 
Dia 13 (quarta-feira)
UBS Dr. Dantas (Costa Esmeralda);
UBS Lago Azul.
 
Dia 14 (quinta-feira)
UBS Manoel Maria (Setor Cimba);
UBS Maria dos Reis (Barros).
 
Dia 15 (sexta-feira)
UBS Dr. Francisco (Vila Aliança).
 
Dia 19 (terça-feira)
UBS Couto Magalhães;
UBS JK;
UBS Novo Horizonte (manhã).
 
Dia 20 (quarta-feira)
UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores);
UBS Nova Araguaína;
UBS Palmeiras do Norte;
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira (Setor José Ferreira).
 
Dia 21 (quinta-feira)
UBS Bairro de Fátima.
 
Dia 22 (sexta-feira)
UBS Albeny Soares (Setor Couto Magalhães);
UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Setor Maracanã);
UBS Manoel Alves de Sousa (Ponte - manhã).

 
Dia 27 (quarta-feira)
UBS Palmeiras do Norte;
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione).