Oportunidades

UFT abre inscrições para cursos gratuitos de inglês nos cinco câmpus

Inscrições vão até 21 de julho e são destinadas a estudantes da UFT e do ensino médio público do Tocantins

O ingresso será realizado por meio do Processo Seletivo por Avaliação Curricular (Psac)
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Coordenação de Internacionalização (Relinter) e do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (Ceclla), abriu inscrições para o processo seletivo de novos alunos nos cursos de Língua Inglesa. São ofertadas 335 vagas gratuitas, distribuídas entre os câmpus de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, com turmas presenciais do nível Básico I ao Intermediário.

As inscrições vão até o dia 21 de julho, por meio de formulário online (disponível no link abaixo). A iniciativa faz parte da política de internacionalização da UFT e tem como foco o fortalecimento da formação linguística dos estudantes, possibilitando a participação em programas de mobilidade acadêmica, congressos e eventos internacionais.

Quem pode se inscrever?

Poderão se candidatar todos aqueles que cumprirem, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado, no semestre vigente, em um curso de graduação da UFT ou em instituição de ensino médio público do Estado do Tocantins;
  • Ter idade mínima de 16 anos completos na data de início do curso;
  • Realizar a inscrição dentro do período estipulado no edital;
  • Apresentar toda a documentação exigida;
  • Não ter sido desligado nem desistido de edições anteriores do curso nos 12 meses que antecedem este edital.

Critérios para a classificação:

Os candidatos serão classificados de acordo com a modalidade de concorrência escolhida no ato da inscrição, não sendo permitida a alteração após o encerramento do prazo. Para os candidatos vinculados à UFT, a classificação seguirá os seguintes critérios: estar regularmente matriculado, no semestre vigente, em curso de graduação da UFT; possuir período de ingresso mais recente; apresentar maior coeficiente de rendimento geral; e ter cursado o ensino médio na rede pública.

Em caso de empate entre candidatos da UFT, terá preferência aquele de maior idade. Já os candidatos vinculados a instituições de ensino médio serão classificados com base nos seguintes critérios: matrícula ativa no ensino médio de escola pública; análise socioeconômica com índice de vulnerabilidade ou comprovação de participação em programas de assistência social; e estar cursando série mais avançada.

Alunos que se candidatarem para os níveis Pré-intermediário e Intermediário devem comprovar estudo prévio da língua inglesa.

De acordo com o edital, o resultado final dos alunos selecionados será divulgado no dia 5 de agosto de 2025, e o início das aulas está previsto para o dia 12 de agosto, com aula inaugural presencial nos câmpus.

Acesse:

Edital de Abertura

Edital de Retificação

Formulário de Inscrição