Notícias

Um alerta sobre autismo: transtorno pode ter relação com outras doenças, como as cardíacas

Campanha "Abril Azul" conscientiza sobre a condição que tem registrado aumento de diagnósticos

A cada levantamento de estudo, o número de pessoas com autismo parece ter aumentado
Foto: Divulgação
A cada novo levantamento ou estudo científico realizado ao redor do mundo, o número de pessoas com autismo parece ter aumentado e isso pode ser percebido para além dos números. Este fenômeno não se limita apenas aos dados estatísticos, mas também é perceptível na crescente conscientização tanto por parte do público em geral quanto dos próprios profissionais especializados na área.
 
Ainda que o conhecimento sobre o autismo esteja aumentando, o Brasil lida com a ausência de informações e dados oficiais atualizados. Para se ter uma ideia, um dos últimos levantamentos sobre o assunto é de 2010 e foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o estudo, o país tinha, naquela época, aproximadamente 2 milhões de pessoas com autismo. Para além das várias consequências de se viver sem saber que algumas dificuldades enfrentadas são causadas pelo autismo, agora já se sabe que o transtorno também pode estar relacionado a outros problemas de saúde, o que torna a falta de diagnóstico ainda mais perigosa. 
 
De acordo com um estudo publicado no ano passado no periódico JAMA Pediatrics, crianças com autismo tem 184% mais chances de desenvolverem diabetes, a probabilidade também é maior quando falamos de pressão alta (154%) e problemas cardíacos (46%) em geral. Realidade que preocupa os especialistas, como explica o médico cardiologista Dr. Henrique Furtado.
 
“Os estudos ainda precisam avançar bastante para que a gente entenda melhor essa relação entre o autismo e os problemas cardíacos, por exemplo. As pessoas com autismo costumam ter seletividade alimentar, além de, às vezes, serem expostas a situações que, para elas, elevam e muito os níveis de estresse. Tudo isso pode ser um agravante para a saúde do coração”, alerta. 
 
O médico diz que a campanha “Abril Azul”, que é voltada para a conscientização sobre o autismo, é uma oportunidade de falar também sobre a importância das pessoas com autismo terem suporte especializado para além das questões neurológicas e sensoriais.
 
Com a questão dos problemas associados ao autismo, o ideal é que, a partir do diagnóstico ou mesmo da suspeita, já se procure um profissional de confiança para uma análise das condições cardiovasculares”, orienta o especialista, que ainda lembra que no próximo dia 26 é celebrado também o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.