Notícias

Unidade Corona Norte abre nesta quinta com 20 leitos para tratamento da covid-19 em Araguaína

Prefeito Ronaldo Dimas vistoriou instalações da unidade de saúde, antiga UPA da Vila Norte, antes da entrega à população

Com os novos leitos da Unidade Corona Norte, o Município salta para o número de 67 leitos na cidade.
Foto: Marcos Sandes

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, acompanhado da secretária municipal da Saúde e da equipe técnica, vistoriou na tarde desta terça-feira, 19, a Unidade Corona Norte antes da abertura para recebimento de pacientes em tratamento da covid-19, marcada para a próxima quinta-feira, 21.

“A equipe já está treinada, os equipamentos estão na unidade, temos uma ala com cinco leitos já completamente montada. Acredito que a cada dia novos cinco serão colocados em funcionamento até que tenhamos, em breve, todos os 20 leitos em pleno atendimento a pacientes em estado moderado da doença”, assegurou Dimas.

Ainda de acordo com o prefeito, além dos leitos já instalados, existe a possibilidade de ampliação de mais 20 leitos na unidade, caso haja necessidade.

Parcerias

O Município é o único do Tocantins a instalar leitos exclusivos para à pandemia, sendo estes os que estarão à disposição da população na Unidade Corona Norte. Para a agilidade do processo e otimização dos recursos, o Município contou o apoio, no empréstimo de equipamentos, das prefeituras de Colinas, Wanderlândia, Goiatins e Campos Lindos.

Para o secretário municipal da Saúde de Campos Lindos, Corinto Júnior, o apoio da região é importante. “Nossa cidade é muito pequena e não temos porque ter um hospital de campanha aqui, então o prefeito Jessé entendeu que é muito melhor ajudar à referência, que tem respiradores, logística e especialistas capacitados para o tratamento”, afirmou.

Os outros itens foram comprados com recursos destinados exclusivamente para o combate da covid-19 no Município e os valores desses equipamentos fornecidos pelos municípios serão utilizados para implementar mais serviços

Outros parceiros

Além dos municípios vizinhos, a Prefeitura teve também o apoio do deputado federal Tiago Dimas, com a destinação de emenda parlamentar, que contribuiu para a reforma e adequação do antigo prédio, e dará o suporte necessário para manutenção da estrutura da unidade. Outra contribuição para a montagem da estrutura partiu do Grupo Nosso Lar de Araguaína com a doação do valor de R$ 350 mil.

Todo processo para funcionamento e operacionalização dos novos leitos da Unidade Corona Norte faz parte da ação realizada em conjunto com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

 Do atendimento

A Unidade Corona Norte receberá pessoas em estado moderado da covid-19 e contará com todo atendimento necessário para internação clínica do paciente, dispondo também de respiradores para a estabilização em caso de evolução da doença para o estado grave e precisar ser transferido para outra unidade.

Os leitos foram estruturados com ventiladores pulmonares, carro de parada e monitorização com monitores, oxímetros, bombas de infusão, além de mobiliário geral. A equipe de suporte clínica contará com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, farmacêutico, bioquímico, entre outros.

Rede hospitalar

Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 47 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).

Com os novos leitos da Unidade Corona Norte, o Município salta para o número de 67 leitos na cidade. “Nossa meta é ter, para atendimento aos casos mais graves, 110 leitos, sendo 55 UTI. Se necessário, já temos definido local para implantação de hospital de campanha” completou Dimas.

Dimas vistoriou as instala??es da unidade de sa?de, antes da entregue ? popula??o.