O Tocantins receberá do Ministério da Justiça (MJ) o equivalente a R$ 447.275,00 em equipamentos de segurança para o sistema penitenciário. Os itens foram adquiridos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e serão doados, sem ônus ao Estado.
O objetivo é ampliar a segurança carcerária, evitando a entrada de aparelhos celulares, armas, drogas, entre outros proibidos nas unidades prisionais. Os novos equipamentos também permitirão a humanização do tratamento dado aos visitantes.
As doações serão entregues a vários estados em três etapas, no decorrer do segundo semestre de 2015. O Tocantins será contemplado no segundo lote, previsto para o mês de outubro. Os presídios do Estado passarão a contar com dois novos sistemas de inspeção de bagagem por raios-X, 21 portais detectores de metais, 94 detectores de metal manuais e 40 banquetas de inspeção íntima, um equipamento que permite a revista da região pélvica sem a necessidade de desnudamento.
O anúncio sobre a doação dos equipamentos foi feito durante encontro do Depen, nesta quarta-feira, 1º. O evento com dirigentes do sistema penitenciário brasileiro, se estende até esta sexta-feira, 3, em Brasília, do qual participa a secretária de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga. O primeiro dia do evento contou com a participação do ministro José Eduardo Cardoso.
“Para o Tocantins receber um investimento de quase R$ 450 mil representa o compromisso do governo federal com a política do sistema penitenciário no território. A compra unificada desses equipamentos de segurança assegura maior celeridade no processo de aquisição e com certeza vai assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais nos presídios, bem como humanizar os procedimentos de inspeção nos estabelecimentos prisionais”, destacou a secretária.