Aumento no número de acadêmicos representa mais acesso em ensino superior público no Tocantins.
Foto: Nonato Silva

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ampliou em cerca de 30% o número de acadêmicos matriculados no ensino superior público oferecido pelo Governo do Estado. Em 2017, haviam sido realizadas 3.184 matrículas nos quatro câmpus (Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas). Já em 2020, esse quantitativo chega a 4.522 matrículas, aumento de 29,59%, com cinco câmpus em funcionamento e 15 cursos de graduação presenciais e gratuitos.

O aumento começou no ano de 2018, quando a atual gestão assumiu. Nesse sentido, a primeira medida do reitor Augusto Rezende foi autorizar a abertura de seleção, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o segundo semestre de 2018 no Câmpus Palmas, quando 160 novos acadêmicos ingressaram. Até aquele momento, o ingresso na Unitins ocorria apenas uma vez ao ano. No ano seguinte, novamente houve oferta de vestibular no meio do ano, além de ingressos via transferência externa e também trabalho da gestão para evitar a evasão e as desistências.

Para 2020, com a abertura do Câmpus Paraíso e suas 120 novas vagas, a ampliação chegou a números expressivos, e saltou de 3.560 matrículas, em 2019, para 4.522, em 2020.

O reitor Augusto Rezende lembra que, ao assumir o comando da Unitins, priorizou a melhoria de dois índices: o qualitativo, com aumento nos índices referentes à qualidade do ensino; e também o quantitativo, para ampliar a quantidade de acadêmicos que a universidade beneficia.

O plano posto em prática tem quatro pilares: retenção do aluno em sala de aula, evitando assim a evasão; abertura de novos cursos, com a implantação do Câmpus Paraíso; vestibular para o segundo semestre no Câmpus Palmas, com 160 vagas a mais por ano; e processos de transferência externa, para acadêmicos de outras instituições de ensino superior que querem se transferir para a Unitins, ocupando assim as vagas existentes nos cursos.

“A gente comemora muito por entender que é resultado de um projeto e planejamento executados ao longo desses dois anos. Já iniciamos o ano de 2020 na certeza que aumentamos em cerca de 30% a quantidade de alunos. Quando falamos em mais alunos, seja ofertando mais cursos ou mais formas de ingresso, como também retendo o aluno em sala de aula, estamos também proporcionando o acesso ao ensino superior público e de qualidade a mais pessoas, e isso é o que realmente importa”, arremata o reitor.