Em virtude da pandemia da Covid-19, aulas continuarão a ocorrer de forma remota.
Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins

Veteranos e calouros dos cinco câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso - iniciarão na próxima segunda-feira, 24, o segundo semestre letivo do ano. Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas continuarão acontecendo de forma remota, assim como ocorreu nos últimos meses do primeiro semestre.

A Unitins aguarda o retorno de mais de 1.900 veteranos e o ingresso de 280 novos acadêmicos, que entraram através do Vestibular 2020/2, que utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e com seleção via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas ofertadas foram para os Câmpus Palmas e Paraíso.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que, em maio passado, através de uma consulta realizada pela Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) com acadêmicos e docentes, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas com o ensino remoto, e percebeu-se também a predisposição da comunidade acadêmica com "mais de 85% validando a gente continuar este semestre letivo desta forma."

O reitor fala ainda que a pesquisa gerou uma matriz de ações que a Universidade vem trabalhando desde o mês de julho para que as aulas tenham início no dia 24 de agosto. Dentre elas, a formação continuada para os docentes, com a realização, neste mês de agosto, da Jornada de Imersão Pedagógica, cujo tema foi "Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem". Foram realizadas web talks com professores renomados no assunto, oficinas e oferta de muito conteúdo e apresentação de ferramentas digitais para oportunizar aos professores conhecimento e reflexões sobre a educação.

"A gente espera que o semestre caminhe bem desta forma. Os colegiados, os professores e coordenadores de cursos estão empenhados nesta retomada das aulas por meio remoto. A gente tem certeza que será um semestre desafiador, mas também será um semestre de resultados efetivos até o final do ano", destaca o reitor Augusto Rezende.

O calendário acadêmico completo deste semestre letivo, já com as devidas alterações por conta da pandemia e aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pode ser consultado no Portal da Unitins.

Laboratórios

Ainda na pesquisa sobre as aulas remotas, cerca de 10%  dos acadêmicos relataram a dificuldade extrema em terem acesso a ferramentas tecnológicas, como computador, celular ou tablet, e também à internet de velocidade para que pudessem ter acesso às aulas remotas.

Diante disso, a Unitins reabrirá seus laboratórios de informática para que seus acadêmicos possam ter acesso às ferramentas e assim consigam realizar suas atividades. Um protocolo sanitário, respeitando todas as exigências dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, foi construído em conjunto pela Reitoria e direções dos câmpus. O uso dos laboratórios será através de agendamento.