Os cerca de 60 alunos da UMA (Universidade da Maturidade de Araguaína) conheceram o novo espaço para aulas e outras atividades coletivas, na tarde do último dia 4. O ambiente está funcionando no prédio anexo da Secretaria da Educação de Araguaína, localizado na Rua Goianésia, 265, no Setor Urbanístico.
O novo local agradou o aposentado Antônio Reis, que desde janeiro participa da UMA. Aos 65 anos, ele tornou-se deficiente visual em 2000, após um aneurisma cerebral. “Fica mais perto da minha casa e achei bem adaptado, gostei muito das aulas. Sei que a minha história está servindo como exemplo e estou gostando muito das pessoas e dos professores, que são um suporte para mim”, contou.
Antes, os alunos assistiam às aulas provisoriamente na Praça CEU, localizada no Setor Araguaína Sul. O espaço atual é definitivo, climatizado, conta com cadeiras novas e local para exibição de slides.
“O ambiente, equipamentos funcionando e bons professores, tudo isso facilita e oferece conforto para podermos nos dedicar ao processo de aprendizagem”, ressaltou o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, durante a apresentação do novo espaço.
Apresentações artísticas
O evento de inauguração contou com a apresentação do coral da UMA interpretando canções no estilo MPB (Música Popular Brasileira) e, em seguida, fizeram uma apresentação de dança no ritmo típico da região norte e nordeste, o carimbó.
“É contagiante a união que vocês formaram aqui, é nítido que a UMA oferece condições melhores de vida, trazendo benefícios principalmente para a saúde”, disse o secretário-chefe de Gabinete, José Miguel Filho, representando o prefeito Wagner Rodrigues.
Apoio e parceiros
A Universidade da Maturidade atua em Araguaína há 11 anos e conta com o apoio direto da Prefeitura de Araguaína em estrutura, servidores capacitados e entre outros subsídios.
“Aqui vocês terão um espaço ainda melhor para continuar com as interações, momentos lúdicos e de companheirismo. Tudo isso é essencial na transformação de vidas”, afirmou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.
Outro parceiro nas atividades da UMA é o Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), que semanalmente traz professores da universidade para orientar sobre temas diversos, como autocuidado, beleza, bem-estar, alongamentos e entre outros assuntos.
“Estamos acostumados a ensinar, mas com vocês está sendo diferente, vocês têm nos ensinado muito”, contou o pró-reitor do Unitpac, Mário Silva.
Espaço de transformações
A UMA é um programa de extensão da UFT (Universidade Federal do Tocantins) presente também em Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantínia, Palmeirópolis e em outros estados, como Bahia e Mato Grosso do Sul. Mais de 6.200 idosos no Tocantins já foram beneficiados.
As atividades e propostas pedagógicas tem como intuito a melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos. Em agosto, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados anunciou que a UMA está entre as três instituições de educação que receberá o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023. A entrega será em 24 de outubro.
Dentre as beneficiadas pelo projeto está a dona de casa, Érica Bento, acadêmica desde o início das aulas em Araguaína. Ela foi chamada para discursar durante a cerimônia. “A minha família e amigos estão me elogiando, falando que eu estou mais bonita, alegre, que sou outra pessoa e tudo é por causa da UMA”, contou.