
O Consórcio Estreito Energia (CESTE) realiza mais uma importante etapa das suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Estreito. Neste sábado, 24 de maio, às 10h, será acionado o alerta sonoro para a realização do simulado de evacuação nas Zonas de Autossalvamento (ZAS), localizadas nos municípios de Estreito e Aguiarnópolis (MA).
A ação tem como objetivo orientar os moradores para uma evacuação rápida, eficaz e segura em situações de emergência.
O exercício, realizado em parceria com órgão de Proteção e Defesa Civil, faz parte de um conjunto de ações que têm como objetivo atender às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012) e da Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis 12.334/2010 e 14.066/2020).
"A realização do simulado faz parte de um programa de capacitação para os moradores localizados nas áreas de influência operacional a jusante da usina, que ocorrerá periodicamente. Além disso, contribui para fortalecer a cultura de prevenção e garantir a segurança de todos", afirma João Rezek Junior, gerente geral do CESTE.
Ao ouvir o alerta sonoro, a população deve parar imediatamente o que estiver fazendo; retirar-se do ambiente que se encontra; localizar a sinalização de rota de fuga mais próxima; e seguir a indicação até chegar ao ponto de encontro.
Rotas de fuga
As rotas de fuga são caminhos seguros, previamente determinados, que os moradores das ZAS devem utilizar em situações de emergência. Como esclarecido em reunião com moradores que habitam as Zonas de Autossalvamento, o simulado tem caráter preventivo, pois as barragens e suas estruturas atendem plenamente aos requisitos de segurança.