A Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), destinada mensalmente pela Usina Hidrelétrica Estreito aos municípios de sua área de abrangência, aos estados do Tocantins, Maranhão e Goiás, além de órgãos do governo federal, já alcançou o montante de R$ 98.962.015,72.
No Tocantins, onde 20 municípios foram impactados, o Ceste informou que mais de 20,2 milhões de reais já foram compensados desde junho de 2011 a agosto de 2015. Segundo o Ceste, no mês de agosto, o valor destinado para as compensações financeiras foi de R$ 1.652.960,50 (ver abaixo).
A CFURH é um valor destinado mensalmente pela Usina em decorrência do uso da água para a geração de energia. A lógica é simples. Como o reservatório ocupou parcialmente terras de municípios da região, cabe a Usina compensá-los, além dos estados do Tocantins, Maranhão e Goiás, e órgãos do governo federal, como os Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia.
O montante repassado a cada entidade obedece a um percentual previamente estabelecido. No caso dos municípios, o valor é proporcional à área ocupada pelo reservatório. A CFURH é paga em função da geração de energia. E o montante é proporcional: quanto maior a geração, maior o valor repassado.
Montante a título de compensação financeira