A primeira das vantagens desse tipo de recurso é poder fazer as suas compras sem sair de casa.
Foto: Divulgação

A crise causada pelo novo coronavírus não parece ter prazo para acabar. O país se aproxima da taxa de 4000 mortos por dia, um valor absolutamente assustador, enquanto a vacinação segue em ritmo lento. Por isso, muitas pessoas seguem em isolamento social e começam a se perguntar se vale a pena fazer compras por aplicativo durante a pandemia. Afinal de contas, as oportunidades para sair de casa seguem cada vez mais limitadas e os apps aparecem como soluções interessantes para quem precisa comprar certos produtos.

Tanto é assim que os aplicativos de delivery registraram um crescimento de 187% no ano passado em comparação com 2019. Isso é quase triplicar o faturamento em apenas 12 meses, um resultado surpreendente. É claro que os apps já estavam crescendo em um ritmo acelerado, mas esse salto foi majoritariamente causado pela pandemia do novo coronavírus, que aumentou o público dos aplicativos de forma drástica.

Mas e aí, será que vale a pena fazer compras por aplicativo durante a pandemia? Ou talvez o melhor seja manter o estilo antigo? É o que vamos ver no artigo de hoje. Portanto, siga a leitura abaixo!

Vale a pena fazer compras por aplicativo durante a pandemia?

Quando precisamos considerar se vale a pena ou não fazer alguma coisa, precisamos comprar o custo-benefício dessa ação. Ou seja: vemos quais são as vantagens que obtemos e comparamos com o custo delas (suas desvantagens). Se o saldo for positivo, então vale a pena.

É claro que a interpretação de cada saldo depende do contexto de cada um. Afinal, uma coisa pode valer a pena para uma pessoa e não para outra. No entanto, dá para tentar abordar a questão de forma razoável e racional para fazer uma análise o mais neutra possível.

Vejamos a seguir se vale a pena fazer compras por aplicativo durante a pandemia!

Vantagens

A primeira das vantagens desse tipo de recurso é poder fazer as suas compras sem sair de casa. Atualmente, está bem evidente que ficar em casa é a melhor maneira de se prevenir do novo coronavírus. Ir ao merado representa uma oportunidade de se infectar e, portanto, é um ambiente hostil para muitos.

Nesse sentido, os aplicativos de delivery fazem o trabalho de levar a compra até sua casa, se protegendo do vírus. Os apps de delivery trabalham atualmente com supermercados, farmácias e até mesmo lojas de eletrônico. Portanto, são muitos produtos disponíveis.

Outra vantagem é facilitar bastante a vida em certos contextos. Afinal de contas, quem nunca chegou em casa cansado e quis que alguém entregasse o jantar em casa para não precisar lidar com esse trabalho?

Um terceiro benefício dos aplicativos de entrega é que eles são muito versáteis. Ou seja: eles contam com praticamente qualquer tipo de produto para entrega. Veja, por exemplo, o Rappi. Ele foi o primeiro app no Brasil a trabalhar com supermercados e farmácias. Depois disso, foi adicionando todo tipo de produto e serviço, desde aluguel de guarda-chuva até venda de eletrônicos e saque de dinheiro no banco. Essa versatilidade toda garante que você não ficará sem o que precisa, na hora que precisa.

Por fim, vale lembrar que os aplicativos de entrega representam uma oportunidade de equalizar o alto número de desempregados no Brasil. Ao trabalhar como entregadores, eles geram renda e podem até se formalizar via MEI, contribuindo para a Previdência Social.

Desvantagens

Como nem tudo são flores, exitem algumas desvantagens nos aplicativos de entrega. Por exemplo, eles estimulam um estilo de vida mais preguiçoso e menos saudável. Afinal, é tão mais fácil só pedir um prato, não é mesmo?

Em segundo lugar, pedir comida para entrega ainda é relativamente caro, o que pesa no orçamento mensal. No entanto, como a opção está logo ali, é normal não resistir e comprar. O resultado pode ser gastar um pouco mais.

Além disso, para quem quer comprar no supermercado via delivery, o problema é que nem sempre você recebe tudo que comprou, já que o mercado pode não ter o item em estoque. Isso gera uma experiência negativa.

Veredito

Podemos dizer que, apesar de cada pessoa ter o seu contexto, no geral vale a pena fazer compras por aplicativo. Afinal de contas, existem mais benefícios do que problemas e o peso das partes boas é maior do que das partes ruins. Não é à toa que tanta gente já tenha lojas favoritas em Rappi, por exemplo.

Como deu para ver, a questão se vale a pena fazer compras por aplicativo durante a pandemia depende de alguns fatores específicos, mas no geral a resposta é positiva. Afinal de contas, são várias vantagens contra algumas poucas desvantagens. Portanto, é uma questão majoritariamente positiva e que pode representar uma oportunidade significativa nesse momento, além de ser um hábito que tem tudo para permanecer em alta quando a pandemia acabar.

E você, o que acha sobre o assunto? Vale a pena fazer compras por aplicativo durante a pandemia ou não? Comente abaixo!