Arma de fogo encontrada em poder de suspeito de praticar furto de gado é apreendida pela Polícia Civil
Foto: Divulgação/SSP-TO

Um vaqueiro de 34 anos, identificado pelas iniciais R.C.S., foi preso nesta terça-feira (18) suspeito de participar de um esquema de furto de gado em uma propriedade rural de Monte do Carmo, interior do Tocantins. A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), com apoio da 71ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional, resultou na prisão em flagrante do acusado, que também era funcionário da fazenda alvo dos crimes.

Segundo o delegado-chefe da Deleagro, Gustavo Henrique Andrade, as investigações apontaram que o vaqueiro, em conluio com um comparsa, desviava animais da propriedade para benefício próprio. 

Durante a abordagem, realizada por volta das 10h30, os policiais encontraram o vaqueiro portando uma espingarda calibre 22 e munições do mesmo calibre, sem documentação regular. Ele foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e conduzido à 11ª Central de Atendimento de Porto Nacional.

Em depoimento, o suspeito confessou o envolvimento no furto, mas divergiu sobre a quantidade de animais roubados. Ele alegou ter sido “assedido” pelo comparsa para participar do crime. Após pagar fiança de R$ 10 mil, arbitrada pelo delegado plantonista, R.C.S. foi liberado e responderá ao processo em liberdade, conforme determina a legislação.

A Deleagro ressaltou que as investigações continuam para desarticular a rede criminosa. 
A investigação terá continuidade a fim de que a Polícia Civil possa identificar todos que de alguma forma lucraram com essa empreitada criminosa, entre autores do furto e receptadores", frisou o delegado Gustavo Henrique.