Queda nas vendas
Foto: Divulgação
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente ao mês de junho mostrou que as vendas do comércio no Tocantins recuaram em 4,1% na comparação com maio, que, por sua vez, também havia registrado queda de 3,6% perante o mês de abril. O número mostra uma queda acentuada visto do aspecto nacional, onde a média também foi negativa, mas de apenas 0,1% no período.
 
A variação com o mesmo mês, mas em 2024, também mostra um declínio, sendo 8,9% de volume a menos. No ano de 2025, a variação acumulada no ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de -1,0%. Já o aspecto relacionado com o período anterior, de 12 meses, foi o único com número positivo no comércio varejista na análise do mês, sendo 3,9%.
 
Após dois meses de queda, setor de serviços cresce 4,5% no Tocantins
 
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMS), referente ao mês de junho, mostrou uma elevação de 4,5% em relação a maio de 2025. Em abril e maio, os números nas variáveis tinham sido negativos, tendo 0,3% e 5,9%, respectivamente.
Ao analisar o mesmo período do ano anterior, o estado também cresceu, sendo 4,9% de alta. Acumulado no ano, o dado foi de 7,7% até o mês de junho.