O vereador de Araguaína, Marcos Duarte, que foi secretário da Administração durante a gestão interina de Laurez Moreira, foi alvo de operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (6). Laurez esteve à frente do Governo do Tocantins por 90 dias, em razão do afastamento do governador Wanderlei Barbosa.
A Operação Palavra-Chave, deflagrada pela PF, investiga suspeitas de compra de votos e caixa dois nas eleições municipais de 2024, quando Marcos Duarte foi reeleito vereador em Araguaína.
Agentes da Polícia Federal cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 34ª Zona Eleitoral de Araguaína. Policiais federais estiveram em endereços ligados a Marcos Duarte, incluindo a residência do vereador, onde apreenderam o celular e documentos.
Mesmo após a operação, o vereador compareceu e participou da sessão da Câmara Municipal, realizada na manhã desta quarta-feira (6). A investigação apura a atuação de um grupo suspeito de organizar um esquema de compra de votos durante a campanha eleitoral do ano passado.
Segundo a PF, o grupo investigado teria recrutado pessoas para realizar atividades de militância em favor do então candidato a vereador sem que os pagamentos fossem declarados na prestação de contas da campanha, o que pode caracterizar prática de caixa dois eleitoral.
A Polícia Federal informou que o objetivo da operação é aprofundar as apurações sobre possível captação ilícita de sufrágio, além de crimes eleitorais relacionados à omissão de despesas de campanha.
O vereador foi procurado pela reportagem durante a sessão da Câmara, nesta quarta-feira (6), mas preferiu não se manifestar sobre a operação. O espaço permanece à disposição para a publicação de eventual posicionamento do parlamentar.



