Um vereador foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira (21) em São Bento do Tocantins, extremo norte do estado, no momento em que recebia propina. A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual confirmaram que José Pereira de Araújo Filho, o Zé Filho (PTB), é suspeito de cobrar R$ 5 mil para aprovar o balencete das contas de 2008, da gestão do ex-prefeito Pedro Miranda, morto em 2010. Após o flagrante, ele foi preso suspeito de corrupção passiva.
O G1 tentou contato com a advogada do vereador, mas não conseguiu um retorno até a publicação desta reportagem, às 15h56.
O delegado titular da delegacia de Araguatins, Alicindo Augusto Ceslestino de Souza, explicou que o filho do ex-prefeito, Barnabé Miranda, teria sido procurado pelo vereador. Ele pediu a propina para dar o voto favorável pela aprovação das contas. Mas Miranda resolveu denunciar o caso ao Ministério Público Estadual.
O promotor de Justiça de Araguatins, Décio Gueirado, confirmou que recebeu uma ligação da vítima na última quinta-feira (20) denunciando o caso. "Diante das informações, nós pedimos o apoio da Polícia Militar para comprovar a veracidade. A vítima falou o horário e onde seria entregue o dinheiro e a polícia montou o flagrante. Vale ressaltar que o crime já tinha sido efetivado pelo simples pedido do pagamento um dia antes do flagrante", disse.
Por volta das 18h desta sexta-feira, o vereador foi à casa de um outro filho do ex-prefeito para receber R$ 500. A outra parte seria entregue posteriormente. Após pegar o dinheiro, os policiais que estavam escondidos na residência, anunciaram a prisão de Zé Filho. A ação teria sido filmada pelos policiais.
A sessão para aprovação das contas aconteceria às 19h de sexta-feira. O vereador foi encaminhado para a delegacia de Augustinópolis, onde foi lavrado o flagrante. A Polícia Civil do município informou que Zé Filho está preso na Cadeia Pública de Araguatins.