
Durante sessão desta segunda-feira (19) o vereador Mané Mudança (PP) saiu em defesa do governador Mauro Carlesse (PHS) no que diz respeito a exoneração dos 12 Delegados Regionais, na última sexta-feira, 16. Ele criticou ainda o "barulho" que a população de Araguaína fez com a saída do Delegado Regional de Araguaína, Bruno Boaventura: "Tempestade no copo d´água".
Ligação com o Governo
Mané Mudança era suplente e assumiu a Câmara em maio deste ano quando o titular da vaga, Soldado Alcivan, se tornou Secretário Extraordinário de Participação Social e Política do Governo de Mauro Carlesse. Ele também é do grupo da deputada estadual Valderez Castelo Branco, atual vice-líder do Governo Carlesse na Assembleia Legislativa.
Defesa das exonerações
Mudança disse respeitar muito Bruno, mas defendeu o Governador Carlesse e amenizou a exoneração de Delegado Regional. "Ele não deixou de ser delegado. (...) Ele continua sendo delegado, ele continua fazendo as investigações como vem fazendo." Enfatizou o parlamentar ligado ao Governo, citando que outros 11 delegados Regionais também foram exonerados.
O vereador Mané Mudança argumentou que as exonerações são naturais, pois segundo ele, os cargos de confiança são suscetíveis a mudanças. "Quando for agora 31 de dezembro vai sair todos os contratos e cargos comissionados." Amenizou.
Barulho
Por outro lado, Mané Mudança insinuou que Bruno quis tirar proveito da exoneração. " Diz o velho ditado: quando você quer ser visto, ou grita ou chora". O parlamentar ainda disse que criou-se uma "celeuma desnecessária" nas redes sociais.
Mudança lembrou que nas outras vezes que os Governadores trocaram os Delegados Regionais "ninguém fez nada" e voltou a defender as exonerações. "Pra que esse barulho todo? O Governador é Mauro Carlesse."
Governo investigado?
Nesse momento o vereador Divino Bethânia pediu a palavra e enfatizou que "nas trocas" anteriores a situação era completamente diferente.
"Nos casos [anteriores] o Governo não estava sendo investigado por falcatruas não, Mané. Esse agora está. O lixo estava lá, 200 toneladas. (...) Contrato sem licitação, R$ 500 mil por mês. Então, não compare o caso dos últimos não. Naquela época os delegados não estavam investigando governador por fraude.
Tempestade
Na réplica, Mané Mudança voltou a defender a Mauro Carlesse. "O governador não está sendo investigado não. Quem está sendo investigo é a empresa que tinha um contrato que foi rescindido e o deputado [Olynho Neto] pediu afastamento [de líder do Governo na Assembleia. (...) Gente, paciência. Não vamos fazer tempestade num copo d´água." Concluiu.