
Na sessão da última segunda-feira (20) a vereadora Zezé Cardoso (PSDB) destacou a importância do Dia da Consciência Negra e a influência africana na cultura brasileira. Além disso, mencionou a luta do líder Zumbi do Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil.
--É uma data que serve como momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano na formação da nossa cultura. O Brasil ao longo (...) de sua história tem influência do povo africano. Seja nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos.
Zezé usou ainda parte de sua fala no plenário da Câmara para falar sobre o simbolismo de 20 de novembro. "Foi escolhido por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. (...) Essa data não poderia deixar de ser registrada." Frisou a parlamentar.
O vereador Soldado Alcivan também aproveitou o ensejo para falar sobre o dia da consciência Negra. "Gostaria de certa forma de parabenizar todos os negros por este dia. De certa forma devemos buscar enaltecer a necessidade da aceitação do outro, o respeito enquanto pessoa humana." Disse, lembrando que já sofreu preconceito racial.
A data foi estabelecida como "Dia Nacional da Consciência Negra" através do Projeto Lei (PL nº 10.639), no dia 9 de janeiro de 2003. A data foi escolhida em reconhecimento à resistência de Zumbi, que morreu em 20 de novembro 1695, o último líder do Quilombo dos Palmares.