Notícias

Via Lago ganha Banco Vermelho em campanha sobre feminicídio e violência contra a mulher

Assento contêm mensagens com informações sobre serviços oferecidos às vítimas de abusos.

Banco Vermelho instalado no início da Via Lago em Araguaína alerta para violência contra mulheres.
Foto: Araguaína Notícias

A Via Lago, o cartão postal mais badalado de Araguaína, ganhou um banco pintado de vermelho nesta quinta-feira (14/03). A iniciativa faz parte de uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher e o feminicídio.

A ação é promovida pela prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Especial da Mulher. O objetivo da iniciativa é ressaltar a importância da Cultura da Não Violência e do Respeito às Mulheres para a sociedade araguainense.

O Movimento Banco Vermelho é um projeto internacional iniciado em 2016, na Itália, e já tem adesão em outros países, como Argentina, Austrália, Espanha e Áustria. A cor representa o sangue derramado por todas as vítimas femininas de crimes de violência.

O móvel também traz frases de apoio, informações para prevenção e canais para denúncias.

Feminicídio

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, quatro mulheres morreram por dia no País por motivos relacionados à sua condição de gênero – ao todo, foram 1.463.

Infelizmente o Tocantins figura entre os estados com maior número de casos, ao lado de Mato Grosso, Acre, Rondônia e Distrito Federal. Esses estados registraram os maiores números absolutos de feminicídio por quantidade de habitantes.

Segundo Fórum de Segurança, em 2023, o Tocantins teve 2,4 feminicídios a cada 100 mil mulheres – crescimento de 28,6%. Índice bem acima da média nacional, que ficou em 1,4 morte para cada grupo de 100 mil mulheres.

Campanha Banco Vermelho