
O deputado federal Vicentinho Júnior assumiu nesta segunda-feira (5) a presidência do PR no Tocantins, no lugar do pai, senador Vicentinho Alves, que comandava a legenda há três anos. O Partido da República conta com 16 prefeitos, 7 vices-prefeitos e 103 vereadores no Estado.
Ao assumir a presidência legenda, Vicentinho Júnior se comprometeu em revigorar o partido respeitando a nova legislação eleitoral. Esta, por sua vez, acaba com as coligações proporcionais e será aplicada a partir das eleições municipais de 2020.
Diante disso, os partidos não poderão mais se coligar na disputa das vagas para deputados (federais, estaduais e distritais) e vereadores. A intenção , segundo Vicentinho Júnior, é acabar com o chamado "puxadores de votos", pelo qual a votação expressiva de um candidato ajuda a eleger outros do grupo de partidos que se uniram.
"Vamos fortalecer o partido no interior do Estado, criando uma base forte , lançando mais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e com isso criaremos uma verdadeira militância no Estado.
Tenho orgulho de receber o partido organizado politicamente e financeiramente das mãos do senador Vicentinho Alves (PR/TO)", destacou Vicentinho Júnior. O senador Vicentinho Alves, que não conseguiu se reeleger, comandava o partido no Estado desde 2015.