
Uma cena inusitada chamou a atenção de moradores de Silvanópolis, cidade localizada na região centro-sul do Tocantins. Um grande redemoinho se formou próximo a um posto de gasolina e a altura dele impressionou os moradores.
O fenômeno foi gravado e o vídeo viralizou nas redes sociais. Quem fez as imagens foi o agricultor Alcenir Rodrigues Pereira, que mora em Mato Grosso do Sul, mas está de passagem pelo Tocantins. Ele conta que gravou a cena no último domingo (16).
"Eu estava na churrascaria de uns amigos, que fica perto de um posto de combustível, às margens da TO-050, por volta de meio-dia, quando olhei pela janela e vi o redemoinho. Fiquei curioso porque em Mato Grosso do Sul nunca vi isso acontecer. Pensei em gravar para mostrar para o pessoal de lá. Para mim, foi uma grata surpresa ver um redemoinho, que acredito ter chegado a cerca de 300 metros de altura".
O meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral, explicou que o redemoinho é consequência das altas temperatura e clima seco.
"O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some", disse Cabral ao G1-TO.