
Um bebê de 8 meses que estava engasgado foi salvo pela mãe e por uma policial militar em Gurupi, na região sul do Tocantins. A criança, que ficou roxa e sem ar, voltou a respirar após a técnica ensinada por telefone pela sargento Millena Venâncio. Um vídeo feito no 4º Batalhão da PM mostra a policial empolgada, fazendo gestos com as mãos e vibrando no momento em que percebe que o pequeno Tallys está bem.
A ocorrência foi nesta quinta-feira (15). Por volta de 18h40 a central de atendimento recebeu uma ligação pelo 190. Era uma mãe desesperada com uma criança engasgada.
Quem atendeu foi a sargento Millena. No momento em que ela falava com a mãe, um policial decidiu filmar. O vídeo mostra a militar, ao telefone, agitada e preocupada em salvar a vida do bebê. As imagens mostram Millena fazendo os movimentos com as mãos enquanto orienta a mãe.
"Bate devagarzinho, vai batendo. Tenha paciência. Faz um movimento que vai debaixo para cima, debaixo para cima. Vai batendo, calma, vai dar certo. Levanta ele e veja se ele está respirando", diz a policial.
Ao perceber que a criança continuava sem ar, ela continuou. "Coloca ele na perna direita, com a barriguinha para baixo, encaixa ele na coxa e vai batendo sem nervoso. Palmadas debaixo para cima insistentemente", continua a policial. "Tá melhorando? Deu certo? Uffa", comemora aliviada.
Em determinado momento a mãe afirma que o bebê voltou a respirar. O Vídeo mostra o momento em que a sargento Millena vibra, se emociona e convida um colega de trabalho para visitar a mãe e a criança.
A policial diz que este tipo de atendimento costuma ser feito pelo Corpo de Bombeiros.
"Eu não podia desligar e simplesmente pedir para ela ligar para os bombeiros. Quando ela ligou estava tão desesperada que minha atitude como mãe foi ajudar. Eu me coloquei no lugar dela e fiz o que eu pude e o que não pude para ela conseguir ressuscitar o neném. Na hora é um desespero e eu tentei de toda maneira acalmar a mãe", disse.
A militar anotou o endereço e foi visitar a família. "Fui lá para saber se ele estava bem mesmo. Ela ficou tão emocionada. Esta mãe já tinha outros filhos e nunca tinha passado pela situação. Eu sei que foi Deus que me usou como instrumento para estar naquela hora ajudando aquela mãe", contou Millena.
Histórico de super-heroína
Esta não é a primeira vez que a sargento Millena salva uma criança. Há 15 anos, antes de se tornar policial, o próprio filho se engasgou durante a amamentação e ela conseguiu salvá-lo com a mesma técnica.
Em 2005, um ano após a formatura como policial militar, ela fez o parto de uma moradora de rua. "Eu vi a mulher em trabalho de parto e fui ajudar. Na época não tinha SAMU e bombeiro era bem distante", contou.
Em agosto deste ano um outro pai ligou no 190 com o bebê engasgado e quem atendeu o telefone foi a sargento Millena. "Minhas colegas nunca passaram por isso. Nunca atenderam essas ligações. Sempre sou eu", disse.