Oportunidades

VLI oferta 50 vagas de estágio no Tocantins e outros oito estados

Os candidatos a uma das 50 vagas espalhadas pelo país também devem ter disponibilidade para o aprendizado

Estagiária Victória trabalha no terminal de Porto Nacional.
Foto: Arquivo Pessoal

Com 50 vagas em aberto, o Programa de Estágio 2022 da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com inscrições abertas até 8 de novembro, por meio do site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras. Essa é uma importante porta de entrada da empresa. Segundo a analista de Recursos Humanos da VLI, Leticia Hermsdorff da Matta, espera-se que o estagiário tenha disponibilidade para aprender, seja curioso e interessado, bem como se identifique com os valores da companhia. “O estagiário aprende com profissionais experientes, é acompanhado tanto pelo líder quanto pelo RH, desenvolve um projeto e participa de ações de desenvolvimento”, ressalta.  
 
A estagiária Victória Alves de Souza, de 22 anos, trabalha na operação ferroviária do Terminal de Porto Nacional e está no último período do curso de Engenharia Civil.  Ela dá dicas para os alunos que desejam entrar na companhia. “Se conheça, analise seus sonhos, ambições e objetivos profissionais. Verifique se são compatíveis com a empresa e como se encaixam nela, use isso para mostrar como você pode ser útil para a VLI. Seja verdadeiro e coerente. E, acima de tudo, tenha calma! Nem sempre as coisas dão certo de primeira, mas se você tem muita vontade de entrar para a companhia, saiba que sempre surgirão novas oportunidades. A VLI é uma empresa que valoriza a diversidade e que está sempre em busca de talentos”, conta. 

A estudante ressalta, ainda, que nos sete meses de estágio, tem aprendido muito. “São diversos os aprendizados que tenho. Estar em uma ferrovia é estar fora da minha zona de conforto. Tenho desenvolvido, ainda mais, habilidades técnicas e interpessoais de forma muito natural e imersiva. Compreendendo os processos e tomadas de decisões que, muitas vezes, envolvem diversas áreas. A VLI me ensina a pensar de forma macro para decidir o micro. As metodologias usadas pela companhia mudaram a minha forma de pensar e são aprendizados que já tenho aplicado em minha vida”. 

Vagas 

Para se candidatar às vagas ofertadas em todas as localidades onde a companhia atua – Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Maranhão, Sergipe e Ceará – é preciso estar cursando ao menos o 3º período de qualquer curso de bacharelado, licenciatura ou 1º período de tecnólogo, bem como ter disponibilidade para estagiar por seis horas diárias. 

O contrato tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. Os selecionados terão como benefícios: vale-refeição (oferecido nas unidades onde não há refeitório); vale-transporte ou ônibus fretado (dependendo da localização em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); cesta de Natal; seguro de vida; além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros. 

Live 

Nesta quarta-feira (dia 27), a VLI promove uma live, às 18h, em seu canal no Youtube, que trará um debate com o tema “Primeiros passos para trilhar um caminho de transformações na VLI”. Entre os participantes estarão a supervisora de Atração e Seleção da companhia, Kenya Consceição; os estagiários Sara Parreão e Leonardo de Castro; o supervisor de Planejamento e Processos do Terminal Integrador Araguari (TIA) e Terminal Integrador de Pirapora (Tipi), Nitai Pada; e a coordenadora de Projetos R&S, Janaina Azevedo. 

Sobre a VLI 

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.