Criminosos apostam justamente na desatenção das pessoas para aplicar golpes usando boletos
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O envio de boleto falso é um golpe utilizado há anos, porém suas estratégias têm se adequado cada vez mais às ferramentas tecnológicas, ganhando extensa amplitude virtual.

Com a alta popularidade da emissão de boletos para pagamentos online, o número de golpes aplicados cresce proporcionalmente. Desta forma, é essencial saber identificar os sinais de que a guia de cobrança não é verdadeira.

Confira agora como identificar um boleto falso e como agir se você for vítima deste golpe!

O que é um boleto falso?

O golpe do boleto falso é uma prática configurada como crime de estelionato, na qual há o envio de uma guia de cobrança enganosa. As abordagens criminosas são várias, organizadas de forma a não levantar suspeitas.

Por exemplo, é comum que o boleto seja enviado pretensamente em nome de alguma empresa da confiança da pessoa. Além disso, existem até mesmo estratégias complexas que envolvem lojas virtuais falsas.

Ao contrário do esperado pela vítima, o dinheiro não vai para a empresa, mas sim para os criminosos. Infelizmente, o dano muitas vezes só é percebido tempos depois do pagamento.

A boa notícia é que é possível identificar sinais de que o boleto é falso! Vamos conferir como suspeitar da guia de cobrança?

Como saber se o boleto é falso?

O boleto falso é elaborado para se parecer o máximo possível com um verdadeiro. No entanto, algumas informações acabam denunciando a intenção criminosa:

Procedência duvidosa

Desconfie sempre da origem do boleto, principalmente se o envio for feito por e-mails promocionais ou apelativos. Muitos golpes são feitos em cima de informações obtidas pelo vazamento de dados pessoais e de endereços eletrônicos.

O recebimento de boletos por correio também é suspeito, sendo sempre recomendado entrar em contato com a empresa emissora para a verificação da autenticidade da guia.

Dados do beneficiário e pagador divergentes

Confira sempre se os seus dados e os do beneficiário estão corretos. Informações divergentes claramente são um sinal de alerta.

Ao utilizar o aplicativo da sua conta digital, confira principalmente o nome do beneficiário. Caso apareça o nome de alguma pessoa física desconhecida, não conclua o pagamento.

Dica: se você identificar erros de digitação, a suspeita é maior ainda! Afinal, fontes confiáveis não pecam na ortografia nas documentações.

Código do banco incorreto

Os primeiros dígitos do código do boleto são referentes à instituição financeira vinculada ao pagamento. Se o código não bater com o logo do banco contido no boleto, suspenda imediatamente o pagamento!

Para conferir o código da instituição financeira, acesse a plataforma online da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Valor não coincidente com os dígitos do boleto

Ainda analisando o código de pagamento: os últimos dígitos são referentes ao valor do pagamento.

Por exemplo, um boleto de R$ 40,35 terá código com os últimos dígitos 4035. Assim, desconfie se os últimos dígitos forem divergentes.

Código de barras sem leitura

Além das alterações da sequência de dígitos, os sensores podem ter dificuldades em realizar a leitura de boletos falsos. Desta maneira, guias que não conseguem ser lidas pelos aplicativos ou caixas eletrônicos são um sinal de alerta!

Como denunciar um boleto falso?

Primeiro, entre em contato com o banco emissor informado no boleto para averiguação do boleto. Uma vez confirmada a tentativa de golpe, realize um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

O passo seguinte é entrar em contato com o núcleo de Defesa do Consumidor por meio das vias de comunicação online ou presencialmente nas agências.

Paguei um boleto falso: como recuperar o dinheiro?

Caso você esteja desconfiando que pagou um boleto falso, realize a verificação junto à instituição bancária emissora da guia de cobrança. Se a compra foi feita em loja online, solicite ao setor de atendimento ao cliente a conferência do boleto.

Caso você confirme que realizou de fato o pagamento de um boleto falso, você deverá juntar o boleto e o comprovante de pagamento, bem como a sinalização formalizada pelo banco de que o boleto era falso.

Com estes documentos em mãos, gere o boletim de ocorrência o mais rápido possível.  Em seguida, entre em contato com a unidade de Defesa do Consumidor em seu município, para as corretas orientações para a tentativa de ressarcimento.

Infelizmente, os golpes de boleto falso estão tornando-se cada vez mais comuns, especialmente nos ambientes digitais. Realize seus pagamentos sempre com muita cautela e atenção, suspendendo o pagamento quando pressentir sinais de alerta!