Av. Cônego João Lima, centro comercial de Araguaína.
Foto: Fernando Almeida/AN

O crescimento econômico de Araguaína segue beneficiando diretamente a população da cidade. Em setembro, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o município, mais uma vez, teve um saldo positivo entre admissões e demissões com 310 novos empregos formais criados, totalizando 1.894 no ano. Como ainda faltam contabilizar três meses de 2024 (outubro, novembro e dezembro), Araguaína caminha para o quarto ano seguido gerando mais de 2 mil novos postos de trabalho.
 
Para o prefeito Wagner Rodrigues, os resultados mostram a confiança dos empresários na cidade e refletem também a política de atração de investimentos promovida pelo poder público.
 
“Os números nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Gerar emprego é a maior forma de distribuição de renda e dignidade que podemos dar para a população. Araguaína tem um sistema que facilita a abertura de novos negócios e trabalha para ampliar a economia”, destaca Wagner.
 
Ampliação de parcerias para capacitação
 
O gestor afirma que a Prefeitura está trabalhando para aumentar as parcerias com o Sistema S e com instituições de ensino para expandir a oferta de capacitação, garantindo assim que as novas vagas a serem abertas em Araguaína fiquem com os moradores.
 
“Nossos números são ótimos, mas tenho certeza de que seriam ainda melhores com mais capacitação e cursos profissionalizantes. Nossa missão é disponibilizar isso”, frisa o prefeito.
 
Setor de serviços é destaque
 
Dos quase 1,9 mil empregos gerados nos nove primeiros meses do ano, 60% estão no setor de serviços. “Todos os setores da economia são fundamentais e quando vemos o crescimento do setor de serviços nos agrada ainda mais, pois trata-se de um sinal claro que a cidade acerta no modelo de desenvolvimento”, ressalta Wagner
 
Quase 10 mil empregos desde 2021
 
Desde janeiro de 2021, Araguaína viu a quantidade de empregos formais crescer em 9,6 mil vagas, um aumento de quase 33% em relação ao que existia em dezembro de 2020. Percentualmente, os números do período estão acima do registrado no Tocantins (27%) e no Brasil (21%).
 
Saldo positivo na geração de empregos em Araguaína:
 
2021 - 2.865 vagas
2022 - 2.396 vagas
2023 - 2.454 vagas
2024 - 1.894 vagas (janeiro a setembro)